O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está precisando de doações de sangue de qualquer tipo. Desde o início da pandemia da covid-19, as doações diminuíram, mas a demanda continua. E, nesta segunda (11), todas as 22 unidades da Hemorrede estão funcionando normalmente. Em Guarapuava, o Hemocentro Regional está recebendo doações de todos os tipos sanguíneos.
No entanto, a necessidade maior é por sangue tipo O+. Conforme a equipe do Hemocentro, isso ocorre por questões técnicas e estratégicas. De acordo com o diretor, Fernando José Guiné, os cuidados para doação neste período de pandemia foram redobrados. Assim, aqueles que querem doar precisam agendar e seguir os protocolos estabelecidos. Desse modo, doando e ajudando a salvar vidas.
De cada doação de sangue podem ser extraídos até quatro hemocomponentes, por isso da afirmativa de que cada doador pode salvar quatro vidas.
Para se tornar um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter idade entre 16 e 60 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. E também, precisa levar um documento oficial com foto. O doador deve estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).
Pessoas imunizadas contra a covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina: Coranovac/Butantan necessita de prazo de 48 horas após o recebimento e AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson & Johnson pedem o intervalo de sete dias após a imunização.
O agendamento é on-line e o atendimento ocorre com oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações. Além disso, com utilização de álcool gel e profissionais que atuam no atendimento devidamente protegidos com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Por fim, para fazer o agendamento também é possível ligar no telefone (42) 3622-2819. O Hemocentro Regional de Guarapuava está localizado na rua Afonso Botelho, número 134 no bairro Santana, em frente ao CTG Fogo de Chão.
Leia outras notícias no Portal RSN.