22/08/2023

Para quem vai a Curitiba, a opção é cultura

imagem-23997

Para quem estiver em Curitiba durante o feriado de Carnaval, a Secretaria de Estado da Cultura oferece em seus museus exposições para agradar aos gostos mais variados. Após terem recebido o público no final de semana, nesta segunda-feira (07) os museus estão fechados para limpeza e manutenção. Na terça (08) e quarta (09) reabrem em horários especiais (veja quadro baixo).
Na Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915) estão expostos trabalhos de mais de 100 artistas apresentando seus autorretratos em xilogravura. Quem visitar a mostra poderá conhecer melhor o trabalho de alguns artistas locais, como José Roberto da Silva, João Osório Brzezinski, Dulce Osinski, Rimon Guimarães, Juliane Fuganti, Glauco Menta, Eliane Prolik. A exposição “Autorretrato” permanece até 24 de abril.
Estão em cartaz, até 13 de março, no Museu de Arte Contemporânea (Rua Desembargador Westphalen, 16) as exposições “Afluxus”, do paulista Samir Jamal, e “Possíveis Conexões”, que conta com professores e alunos de instituições de ensino de arte de Curitiba. Os estudantes têm a oportunidade de expor as obras em um museu e terem contato com a estrutura e o funcionamento do lugar.
As mostras “Estilo Paranaense” e “Arte Religiosa” ficam até 31 de março na Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38). São apresentados trabalhos do artista que dá nome ao espaço, vários nunca antes expostos. Contempla 23 desenhos, oito esculturas e duas pinturas, em que Turin representa o Paraná, preocupado em resgatar as belezas naturais do Estado e levá-las para o cenário artístico. Na “Arte Religiosa” são 15 desenhos – seis baixos-relevos, como o projeto para a porta da Catedral de Curitiba, que não foi concretizado – e duas esculturas, representando santos e profetas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo