A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta segunda (11), um novo medicamento chamado AZD7442O. A combinação de anticorpos de longa ação apresentou resultados positivos no tratamento contra a covid-19. De acordo com a companhia, os testes apresentaram redução “estatisticamente significativa” de casos graves ou mortes em pacientes não-hospitalizados que usaram medicamento na comparação com quem usou placebo.
Conforme a Agência Brasil, os testes contaram com 903 participantes em 96 locais. Os participantes eram adultos de 18 anos que não estavam hospitalizados e tiveram covid-19 nas formas leve a moderada e sintomáticos, no máximo há sete dias. Os dados mostram que 90% dos inscritos tinham alto risco de progressão para covid-19 grave. Além disso, o ensaio de dose única registrou apenas 4% de eventos adversos no braço dos pacientes.
Tratamentos
Conforme a vice-presidente executivo de produtos biofarmacêuticos da AstraZeneca, Mene Pangalos, “uma intervenção precoce com nosso anticorpo pode dar uma redução significativa na progressão para doença grave, com proteção contínua por mais de seis meses”.
Agora, os resultados completos serão submetidos à publicação em uma revista médica. A AstraZeneca informou que também discutirá os dados com as autoridades de saúde. Por fim, a empresa também é a fabricante de um dos imunizantes mais utilizados na campanha nacional de vacinação no Brasil.
Leia outras notícias no Portal RSN.