22/08/2023
Guarapuava Saúde

Tendas serão desmontadas e vacinação da covid-19 ocorrerá nas UBS’s

A partir da próxima segunda (18), Guarapuava distribuirá as doses nas Unidades Básicas, juntamente com doses de reforço e segundas doses

DSC_8591-scaled

Agora, a vacinação contra a covid-19 ocorrerá nas UBS´s de Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A partir da próxima segunda (18), as tendas de vacinação serão desmontadas na Praça Cândido Xavier, em frente a Prefeitura de Guarapuava. Agora, quem precisar tomar a primeira dose contra a covid-19 poderá ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Conforme o cronograma, esta etapa inclui adolescentes sem comorbidades. No entanto, Guarapuava está com a aplicação de primeiras doses suspensa neste público há cerca de duas semanas. De acordo com a Prefeitura, o município aguarda o repasse pelo governo federal.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou uma nova entrega de vacinas para todo o Estado nessa quarta (13). A 5ª Regional de Guarapuava receberá cerca de 6.800 doses. Contudo, o informe técnico destina apenas 580 deste total para primeira aplicação. Com isto, o quantitativo atenderá adolescentes indígenas de 17 a 12 anos. O restante será para doses de reforço e segunda dose.

Por enquanto, somente segundas e terceiras doses estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde. A descentralização começou em agosto com o projeto-piloto para aplicação em cinco UBS’s. A mudança também vale para aplicação das doses de reforço.

Conforme a Diretora da Vigilância em Saúde, Chayane Andrade, a estrutura montada na Praça auxiliou na adaptação das equipes. E o momento permite a  descentralização. “Nós conseguimos evitar perdas de vacina e fura-fila. Agora, entramos em uma nova fase da Campanha”.

Por fim, há previsão de que a vacinação contra a covid-19 se torne um reforço anual. Desse modo, funcionará como as demais campanhas de imunização nacionais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.