A partir da próxima segunda (18), as tendas de vacinação serão desmontadas na Praça Cândido Xavier, em frente a Prefeitura de Guarapuava. Agora, quem precisar tomar a primeira dose contra a covid-19 poderá ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Conforme o cronograma, esta etapa inclui adolescentes sem comorbidades. No entanto, Guarapuava está com a aplicação de primeiras doses suspensa neste público há cerca de duas semanas. De acordo com a Prefeitura, o município aguarda o repasse pelo governo federal.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou uma nova entrega de vacinas para todo o Estado nessa quarta (13). A 5ª Regional de Guarapuava receberá cerca de 6.800 doses. Contudo, o informe técnico destina apenas 580 deste total para primeira aplicação. Com isto, o quantitativo atenderá adolescentes indígenas de 17 a 12 anos. O restante será para doses de reforço e segunda dose.
Por enquanto, somente segundas e terceiras doses estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde. A descentralização começou em agosto com o projeto-piloto para aplicação em cinco UBS’s. A mudança também vale para aplicação das doses de reforço.
Conforme a Diretora da Vigilância em Saúde, Chayane Andrade, a estrutura montada na Praça auxiliou na adaptação das equipes. E o momento permite a descentralização. “Nós conseguimos evitar perdas de vacina e fura-fila. Agora, entramos em uma nova fase da Campanha”.
Por fim, há previsão de que a vacinação contra a covid-19 se torne um reforço anual. Desse modo, funcionará como as demais campanhas de imunização nacionais.
Leia outras notícias no Portal RSN.