22/08/2023



Política

Partido Ecológico Nacional chega a Guarapuava

imagem-24102

Um novo partido político está tomando corpo em Guarapuava. É o Partido Ecológico Nacional (PEN), que já está em 27 estados brasileiros, dos quais, em 12 já regulamentado, e que teve a sua primeira convenção em Curitiba em 12 de fevereiro de 2011. O ecologista Cesar Rozek assumiu a presidência estadual e a responsabilidade municipal em Curitiba está a cargo do publicitário Ivan Bittencourt.
Para expandir o PEN por municípios paranaenses, Ivan está percorrendo o estado, já passou por 50 municípios e nesta sexta-feira (11) foi a vez de Guarapuava. O ex-tucano Anderson Zacalusni é o representante local. Em nível nacional e estadual muitas lideranças políticas, incluindo vereadores, estão migrando para o novo partido. É que uma brecha na lei eleitoral, segundo Ivan, permite que políticos com cargos eletivos troquem de sigla partidária sem a perda de mandato por infidelidade partidária desde que o partido escolhido esteja em formação, que é o caso do PEN.
De acordo com Ivan Bittencourt, o PEN nasce como uma opção para quem gosta e trabalha com as questões ambientais. Idealizado e fundado pelo ex-cortador de cana do interior de São Paulo, Adilson Barroso, que já foi ex-presidente do PSC e ex-deputado estadual (SP), e hoje preside o PEN, o partido se organiza e dá demonstração que veio para conquistar espaço já nas eleições municipais de 2012.
“Queremos lançar candidatos a prefeito e chapa de vereadores em alguns municípios”, anuncia Ivan Bittencourt que auxilia a organização do partido no Paraná há três anos. Para isso, o novo partido está em busca de adeptos. A única exigência e do qual o novo partido não abre mão é que o pretendente seja “ficha limpa”. Segundo Ivan Bittencourt, o PEN é um partido que “sabe dizer não”.
Embora o PEN tenha como bandeira a ecologia, as questões ambientais, qualquer semelhança com o Partido Verde (PV) é mera coincidência. O que o PEN procura é ser o diferencial e para isso vai promover ações tendo essa questão como centro, mas interagindo com as demais áreas da administração pública.
“Vamos criar câmaras setoriais focadas no meio ambiente e nas demais áreas: o meio ambiente e a saúde, o meio ambiente e obras e assim por diante. Será a natureza e o ser humano”, exemplifica Ivan Bittencourt.
“O que pretendemos fazer é tornar a defesa do meio ambiente uma coisa simples, que faz parte do cotidiano das pessoas e conscientizar que as ações devem começar em casa”, observa. Para despertar a consciência, especialmente nos filiados, o PEN vai contar com uma espécie de escola ambiental para capacitar os interessados dentro dos princípios do partido. Esses encontros poderão ser regionais.
“Durante três firmamos trato com parceiros de conteúdo e que vão reciclar dirigentes para que esse conteúdo seja repassado aos filiados e simpatizantes”, diz Ivan.

SERVIÇO – Os interessados devem aderir ao PEN devem entrar em contato com Anderson Zacalusni pelo telefone (42) 88015140 ou pelo e-mail:guarapuavapen51@gmail.com. 

Foto/ Ivan Bittencourt e Anderson Zacalusni em visita à RSN na tarde de sexta-feira (11).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo