22/08/2023
Cotidiano Região

Paróquia em Irati recebe relíquia de papa São João Paulo II

A relíquia se trata de fios de cabelo do papa. Uma missa de acolhida, cheia de simbolismos, marcou a chegada na Paróquia São Miguel

reliquias-sjoaopaulo-Irati-38_Easy-Resize.com_

Relíquia chegou na semana passada na Paróquia (Foto: Reprodução/Portal Clique)

A Paróquia de São Miguel recebeu a relíquia do papa São João Paulo II em uma cerimônia cheia de simbolismos. De acordo com as informações, houve a ‘vigília antecipada da festa litúrgica de São João Paulo II’. A celebração evidenciou a ligação do pontífice, nascido Karol Wojtyla, um polonês de origem humilde, com a comunidade paroquial. O item se trata de fios de cabelo do papa.

Desse modo, a relíquia chega acompanhada de um documento com despojo autêntico reconhecido pelo arcebispo de Leópolis, na Ucrânia, Mieczysław Mokrzycki. Tal celebração estava agendada para o ano passado, porém devido a pandemia houve adiamento. O bispo Dom Sérgio, celebrou a missa e destacou a importância do papa para a Igreja.

A Igreja canoniza para que os santos intercedam por nós e depois para que os imitemos. Muito particularmente, São João Paulo II que viveu em grau heroico o testemunho de Cristo. Ressaltamos ainda mais nosso agradecimento ao Senhor, pois no seu grande amor, não esqueceu seu povo e nos enviou um consolo de grande valia. Recebemos nessa paróquia, fundada há 73 anos por imigrantes poloneses, algo que nos aproxima daquele que é o polaco mais amado e mais querido em todo o mundo. Uma relíquia daquele que foi seu servo justo, fiel e amoroso, e, agora intercede por nós diante do Altíssimo.

O bispo ainda relembrou como a relíquia chegou à Paróquia por meio da ação de padres da Congregação de Sion e do padre Cristiano Rodrigues, que é de Irati, mas está servindo em Castro. “Muitas pessoas de Castro, em São Paulo, na Polônia fizeram os contatos. Foram três relíquias conseguidas: uma ficou em São Paulo, outra em Castro e esta que foi reservada, com muito carinho, para a São Miguel. Ela estava na capela da casa do bispo, eu que sou devoto e aprendi a amar João Paulo II desde que ficou Papa”.

O pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, padre Sandro Brandt, informou que ainda não foi definida uma programação para a exposição e veneração da relíquia, citando que ainda será preciso resolver algumas questões estruturais da igreja, o que será feito junto a um arquiteto, e, que, por enquanto, a relíquia ficará guardada na capela do Santíssimo.

(*Com informações do Portal Clique)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.