O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) anunciou nesta quarta (27) que a ala feminina da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul foi esvaziada. De acordo com as informações, as tratativas iniciaram em setembro por meio de inspeção do Ministério Público. Assim pela necessidade, ficou decidido a realocação das presas por razões diversas.
A transferência teve ajustes administrativos da Chefia Regional de Guarapuava. Desse modo, no total, o Depen transferiu 15 mulheres da cadeia. Na segunda (25), as presas que já estavam condenadas acabaram removidas para a Penitenciária Feminina de Piraquara. Mas as presas provisórias foram removidas hoje (27) para outra unidade do estado do Paraná.
A ação de esvaziamento transitório na ala feminina da unidade atende uma demanda que existia há muito tempo. Por fim, o Depen informou que a partir de agora a unidade receberá mulheres excepcionalmente, de forma rotativa, para posterior remoção às unidades de destino.
A cadeia foi construída com capacidade para 28 presos. Mas passou por ampliação e ficou com 42 vagas. Conforme a Polícia Penal, há cerca de dois anos, em nova ampliação, a capacidade subiu para 85 presos. Contudo, atualmente a cadeia de Laranjeiras do Sul possui 189 presos.
Leia outras notícias no Portal RSN.