A pavimentação da PR-239, rodovia que liga os municípios de Pitanga e Mato Rico, está 23% executada. O trecho possui 43,15 quilômetros de extensão e tem entrega prevista para dezembro de 2022. Dessa maneira, está será a primeira ligação asfáltica de Mato Rico.
Contudo, a obra está sendo executada em três frentes de trabalho. A primeira abrange os primeiros sete quilômetros de estrada na saída de Pitanga e é a mais avançada. No dia 22 de outubro, iniciou-se a fase da pavimentação do trecho, que envolve uma camada de base em brita graduada.
De acordo com as informações da Agência Estadual de Notícias, a segunda frente vai do quilômetro sete ao 14. Neste ponto, a obra está em fase final de terraplenagem e no início das camadas de sub-base e base.
Na terceira frente, do quilômetro 14 ao 19, a via está em fase de limpeza da vegetação e execução da drenagem, com a construção de bueiros e galerias. Conforme a Agência, a verba de R$ 89,4 milhões tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nos próximos meses, ocorrerão serviços de limpeza, corte de madeira, drenagem, terraplenagem e pavimentação entre os quilômetros 19 e 43.
DISPUTA JUDICIAL
Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que faz a gestão da obra iniciada em setembro de 2018, uma disputa judicial entre as empresas participantes da licitação parou a execução. Os trabalhos retornaram apenas em março de 2021.
Sendo assim, a expectativa é que a rodovia traga desenvolvimento à Região Central do Estado. A rodovia deve acelerar a logística de escoamento de produtos agropecuários.
PROJETO EXECUTIVO
A rodovia entre Pitanga e Mato Rico tem como composição a pista simples, de largura de 3,5 metros, com acostamentos de 1,5 metro. Desse modo, ao longo da extensão, serão 14,84 quilômetros de terceiras faixas distribuídos em oito segmentos.
O valor da obra inclui os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação. E ainda, sinalização horizontal e vertical, paisagismo, melhorias ambientais e desapropriação. Também estão previstas duas interseções em nível.
Uma delas é no início da rodovia, na saída de Pitanga, fazendo uma variação com relação ao desenho original da estrada. Por fim, o trecho acabou deslocado em 450 metros do local original para integrar a nova PR-239 ao trevo que liga as estradas PRC-466 e PR-460, no sentido Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.