22/08/2023


Região Saúde

Turvo crava 33 dias sem registrar casos de covid-19

Além de outras medidas, o prefeito Jerônimo do Rosário diz que a vacina é o principal motivo para Turvo ter alcançado o marco zero

vacina turvo

Turvo agora vacina acima de 12 anos (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Turvo bate novo recorde no ranking da covid-19. O município encontra-se há 33 dias sem registrar novos casos da doença. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, durante a pandemia, Turvo, que possui cerca de 14 mil habitantes, teve 2.745 pessoas infectadas e já recuperadas. Outros 3.553 casos descartados, e 27 pessoas aguardam o resultado de exames.

De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário (PSD), a situação controlada da pandemia se deu por vários fatores. “Em especial pelo respeito às medidas de combate a covid-19. Soma-se a essa atitude, o trabalho eficiente e constante dos profissionais de saúde”. Contudo, segundo o prefeito, a Secretaria de Saúde desde o início da pandemia facilitou o acesso a testes de covid-19. Isso para garantir o isolamento precoce dos casos positivos. Além disso, a equipe acredita que a vacinação é o principal motivo para Turvo ter alcançado o marco zero no número de casos ativos.

PIOR CENÁRIO

De acordo com a enfermeira responsável pela epidemiologia, Pricila Sikora, o pior cenário da pandemia em Turvo, ocorreu em junho e julho. Nesse período se chegou a 383 casos ativos. Além de aumentar o número de mortes.  No entanto, segundo Pricila, esse cenário só mudou a partir de estratégias que trouxeram impacto positivo para a redução de casos. “Como o  bandeiramento, que define as diretrizes para as medidas restritivas”.

Agora a vacinação segue em jovens com 12 anos ou mais. Conforme a Saúde, 82,70% da população está vacinada com a 1ª dose. Outros 68,73% já tomaram a 2ª dose ou dose única.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo