Alunos do Colégio Francisco Carneiro Martins organizam uma manifestação. Agendada para ocorrer nesta quarta (3), às 17h20, o movimento tem como local o próprio colégio, no Centro de Guarapuava.
De acordo com o estudante Samuel Felipe Bueno Steimbach, do movimento ‘Levante Popular da Juventude’, o que motiva a manifestação é a proposta de extinção do curso técnico de meio ambiente. Conforme o aluno, a intenção é substituir pelo curso de agronegócio.
“Os estudantes estão revoltados, porque acabam com o curso de meio ambiente que é muito importante para a educação ambiental. Além de necessário para a preservação do meio ambiente. E querem colocar o agronegócio que sabemos que é um dos responsáveis pelos danos ambientais”.
Conforme informou Samuel, ainda no dia 3, às 16h30, os estudantes estendem uma faixa de repúdio em frente ao Núcleo Regional de Ensino (NRE). “O Núcleo é a conexão entre o colégio e a Secretaria de Estado da Educação, responsável pela mudança”.
Além disso, a manifestação também repudia o novo ensino médio. De acordo com Samuel, a partir de 2022, as disciplinas de sociologia e filosofia estarão fora do currículo. “São disciplinas que contribuem para o pensamento crítico dos estudantes e da sociedade”.
Por fim, a manifestação tem a autoria do Movimento Estudantil do Colégio Francisco Carneiro. Conta com o apoio da União da Juventude Comunista e ‘Levante Popular da Juventude.
Leia outras notícias no Portal RSN.