Uma intervenção didática sobre o que é o Cilla Tech Park reuniu profissionais da imprensa nesta quarta (3). Assim sendo, o café da manhã teve a informação como ingrediente principal do cardápio. O encontro contou com a introdução feita pelo CEO Paulino Lorenzo e explicações do presidente do conselho que rege o ambiente de inovação, Cesar Silvestri Filho.
De acordo com Cesar Filho, o Cilla Tech Park, trata-se de ambiente empreendedor, promotor de prosperidade e desenvolvimento regional. Tudo isso tendo com ponto central a inovação tecnológica. Entretanto, sempre valorizando o talento humano e as relações de confiança. Dessa forma, o Cilla Tech Park busca atrair e desenvolver iniciativas empreendedoras, para promover o desenvolvimento sustentável de Guarapuava e Região.
A consequência é a geração de empregos e oportunidades, além de promover a inclusão social da população de baixo poder aquisitivo. Conforme Cesar Filho, até pouco tempo muito se ouvia falar em distrito industrial. No entanto, o que o diferencia de um parque tecnológico, é que este possui uma gestão voltada à inovação.
Além disso, estabelece estratégias para integração entre as empresas, com as instituições de ensino e pesquisa. E ainda, serviços especializados para apoiar a competitividade e inovação das residentes neste ambiente. Assim sendo, o Cilla Tech Park conta com 14 parceiros e 18 colaboradores. A base está na chamada tríplice vértice. Ou seja, as faculdades e universidades, o Poder Executivo e a iniciativa privada.
VALE DO GENOMA
Já o Vale do Genoma, inédito do País, agrega o Instituto de Pesquisa do Câncer, com um viés voltado à pesquisas de agropecuária e meio ambiente. “Trata-se de um novo ecossistema de inovação voltado à pesquisa genética e à inteligência artificial aplicadas à saúde”.
Conforme o presidente do conselho, a viagem a Dubai já tem resultados. “Na semana passada recebemos representantes de uma clínica especializada no tratamento de Alzheimer e Autismo. Vieram atrás de pesquisa genômica e perguntaram se poderíamos desenvolver. Dissemos que sim, desde que tragam um braço da clínica para Guarapuava. E quem possibilita essa parceria é o Cilla Tech Park”.
Leia outras notícias no Portal RSN.