Com o objetivo de promover a saúde animal, o Projeto Itinerante Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet) atuará agora em outras cidades. Candói é uma delas e recebe o Programa nos dias 14 e 15 de novembro. Dessa forma, o programa inicia as atividades deste mês na sexta (5), em Japira, no Norte Pioneiro.
Além disso, haverá atendimento gratuito para mais de 2.700 pets até o fim do mês, em 17 municípios. Sendo assim, os interessados devem fazer uma inscrição na Prefeitura da cidade de origem. Isso porque há um limite no número de vagas. Bem como, as condições de participação variam de acordo com o critério estabelecido pela administração municipal.
Antes de chegar em Candói, o projeto passa por cidades como Ventania e Santo Antônio da Platina, por exemplo. Em seguida, chega ao município e segue para Guapirama, Conselheiro Mairinck e outras cidades.
O PROGRAMA
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o programa atendeu 884 animais de sete cidades em outubro. Somadas as duas fases do projeto, o gasto é de R$ 4,9 milhões para atender 125 municípios. Até o momento, 7.474 animais receberam atendimento dos veterinários do CastraPet Paraná.
Conforme o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, o tutor recebe, no atendimento, orientações sobre cuidados necessários pós-cirúrgicos e medicação.
Este é um programa de saúde única, com a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente. Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano.
Por fim, os pets recebem um microchip que contém dados para identificação em caso de fuga ou roubo do animal. Organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), o CastraPet conta com apoio das prefeituras municipais.
Leia outras notícias no Portal RSN.