22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Há 50 anos o advogado Edison Sanches assumia a OAB em Guarapuava

Um dia após completar 96 anos, o advogado relembra a trajetória desde que saiu de Prudentópolis para viver em Guarapuava

sanches

advogado José Sanches

Edison José Sanches, advogado e primeiro presidente da OAB, Subseção de Guarapuava (Foto: Robson Fioravante/RSN)

*Reportagem com vídeo.

A trajetória profissional do advogado Edison José Sanches se funde com a própria história da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Guarapuava. É que nessa quarta (3), ele comemorou 96 anos, dos quais 62 dedicados ao Direito. E nesta quinta (4), a entidade que ele ajudou a criar e da qual foi o primeiro presidente, festeja 50 anos. E para contar essa história um documentário está sendo lançado nesta quinta (4).

Mas a vinda de Sanches a Guarapuava marca uma longa história. Isso ocorreu lá pelos idos de 1971. “Eu vim para Guarapuava atendendo pedidos dos meus patrões. Eu era guarda-livros em Prudentópolis. Mas tem uma trajetória até aí”.

Embora tenha retomado os estudos aos 20 anos de idade, a perseverança sempre fez parte da vida do advogado. “Eu me formei no curso ginasial pelo extinto Madureza, espécie de supletivo. Foi quando eu servi ao Governo aqui em Guarapuava e conheci o professor Francisco Chociai. Éramos em 10 soldados que não tinham o ginásio”.

No entanto, o amor pela futura esposa, Dona Izabel, que já era normalista e morava em Ponta Grossa, o levou a seguir os estudos. “Eu precisava estar a altura dela. Então me encorajei e fiz vestibular para Direito na Universidade Federal do Paraná”.

De acordo com Edison José Sanches, foram cinco anos de idas e vindas, marcadas por fatos pitorescos. “Eu não ia às aulas. Acho que fui uma duas vezes em quatro anos. Um amigo assinava por mim. Até que acabei sendo delatado por uma colega. E por mais de uma vez. Fui julgado e considerado infrator. Tive que fazer algumas provas e acabei passando por média em todas. E fui reconhecido como advogado”.

Entretanto, a decepção com a política o trouxe para morar em Guarapuava. “Eu era vereador e o então governador Souza Naves me convidou para sair candidato a prefeito pelo PTB. Mas os pedidos que me eram feitos iam contra os meus princípios éticos e renunciei à candidatura. Então vim morar em Guarapuava”. E é aqui que ele reside até hoje. Conforme o advogado, ele continua atuando e há 51 anos defende os interesses da Cooperativa Agrária. ” Até agora só perdi uma ação, porque não tinha mesmo como ganhar”.

E para ele, nessas mais de seis décadas como advogado, o Direito e a Justiça continuam os mesmos. “O que mudou foi o modo de tratar, pois há mais aparelhamento. Mas os princípios éticos continuam iguais. Eu prezo muito por isso e não me arrependo. Ao contrário. Eu gosto muito de mim”.

E se a OAB em Guarapuava, que é a sétima criada no Paraná, começou com 10 profissionais, hoje o número é outro. De acordo com a Subseção, a entidade chegou a marca de 1 mil advogados e advogadas.

*Veja o documentário sobre os 50 anos da OAB em Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo