A Defesa Civil de Guarapuava está arrecadando doações para pessoas em vulnerabilidade. Isso porque o estoque disponível não é suficiente para atender a demanda. Dessa forma, todo tipo de doação pode ser útil para alguma família.
Contudo, no momento, a maior necessidade é de móveis, já que há pessoas que perderam tudo em incêndios nos últimos dias. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Simone Lozeckyi, eles atendem todos os casos de incêndios residenciais no Município, acionados pelo Corpo de Bombeiros.
No primeiro atendimento verificamos se a família precisa de um lugar para ficar, pois ela perdeu tudo. Em seguida, deixamos cesta básica, roupas, calçados e cobertores. Depois que a família consegue uma casa para morar, precisamos ajudar com móveis, como geladeira, fogão e cama, por exemplo.
Contudo, segundo Simone, o número de incêndios em que há perda total está alto na cidade. Apenas em outubro, cinco famílias perderam a casa e todos os móveis nesta situação. Por isso, as doações da população são tão importantes. Dessa forma, a Defesa Civil consegue atender não só esses casos de incêndio, mas também aquelas pessoas que já são assistidas pelo CRAS e CREAS.
Além disso, a coordenadora lembra da importância de que as doações estejam em condições de uso. “Já tivemos situações que buscamos uma geladeira queimada, por exemplo, e a família que vai receber não tem condições de consertar”.
Por isso, além de móveis e eletrodomésticos em boas condições, as doações podem ser de roupas, calçados, cobertores, alimentos não perecíveis. Bem como materiais de construção. Os pontos permanentes de arrecadação são a Defesa Civil Municipal que fica na rua Guaíra, 3074. E no Corpo de Bombeiros, na rua Sen. Pinheiro Machado, 1230. Por fim, o disque doações é o (42) 3623-7995.
Leia outras notícias no Portal RSN.