O documento que formaliza a criação da 10ª Companhia Independente de Laranjeiras do Sul encontra-se nas mãos do governador Ratinho Júnior. Uma vez criada, vai provocar a elevação da 2ª Companhia de Pinhão. De acordo com a deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania), a criação da companhia já está em pauta há seis anos. “Trata-se de uma luta por nós encampada eque agora está prestes a se tornar vitoriosa”. Além disso, segundo a deputada, muda a atuação da Polícia Militar e potencializa o trabalho do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Recebi esta confirmação do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Hudson. Este pleito exigiu muita articulação e estudos, pois envolve um alto investimento orçamentário do Governo para reorganização dos trabalhos da PM na nossa macrorregião.
Assim, de acordo com a parlamentar, o 16º BPM de Guarapuava passa a cuidar de 14 municípios, e não mais de 24, como ocorre hoje. A nova abrangência será, além de Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Pinhão, Candói, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão, Pitanga e Manoel Ribas. Bem como, Santa Maria do Oeste, Mato Rico, Nova Tebas, Boaventura do São Roque e Prudentópolis.
Já a 10ª Companhia Independente de Laranjeiras do Sul fica com o restante das cidades antes atendidas pelo BPM. Dessa forma, além de Laranjeiras, também acolhe Marquinho, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Cantagalo, Goioxim, Virmond, Palmital e Laranjal.
A unidade de Laranjeiras passará a receber viaturas e materiais permanentes próprios. Além de aumentar sua cota do fundo rotativo. Isso favorece a gestão de recursos sem depender das demandas do 16º BPM.
De acordo com Cristina, esta mudança beneficia toda Região, incluindo Pinhão. O Município passa a ter investimentos maiores porque recebe o status de 2ª Companhia. Isso porque o posto era ocupado antes, justamente, por Laranjeiras do Sul.
Leia outras notícias no Portal RSN.