22/08/2023


Guarapuava Saúde

Guarapuava tem o menor índice de transmissão registrado neste ano

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa ‘RT’ ficou em 0.29. Isso significa que a velocidade de contágio tem desacelerado

covid-19-dna-1500x765

Pessoas sob o status de ativos, são aquelas com alto potencial de contaminação (Foto: Arquivo/RSN)

Nesta terça (9), de acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, Guarapuava apresentou o menor índice de transmissão de covid-19 em 2021. A taxa ‘RT’ ficou em 0.29. Isso significa que, até o momento, a velocidade de contágio tem desacelerado nas últimas semanas. Um dos motivos apontados é o avanço da vacinação.

Dessa forma, com a taxa de transmissão, é possível estimar como a doença se espalha entre a população. O cálculo é feito a partir da média dos últimos sete dias, considerando as novas infecções no intervalo de uma semana. Esse número é dinâmico, podendo sofrer alterações.

Conforme informações da Secretaria de Comunicação, o Índice de Retransmissão (RT) ou ritmo de contágio, mostra para quantas pessoas um paciente infectado consegue transmitir o vírus. E, ainda, dá uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Assim, quando esse número é menor ou igual a um, observa-se a queda no número de casos.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Guarapuava registrou mais 12 novos casos de covid-19 nesta terça (9). De acordo com o boletim epidemiológico, há 12 casos investigados no Município. Além disso, 40 casos estão ativos e com potencial de transmissão. O Município também não registrou novas mortes em função da covid-19 nos últimos 13 dias.

VACINAÇÃO

Hoje foram aplicadas 1.547 doses e, assim, cerca de 79,64% da população recebeu ao menos a primeira dose. Na quarta (10) a aplicação segue nas Unidades Básicas de Saúde, conforme calendário divulgado pela campanha.

(Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

(Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo