22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Cartórios registram aumento de 12% nos casamentos em Guarapuava

A estabilidade do momento e a vacinação motivaram as celebrações. E os casais têm mais confiança para celebrar o amor

drew-coffman-llWjwo200fo-unsplash

 

Com o avanço da vacinação e flexibilização das medidas, casais se sentem mais seguros para celebrar a união (Foto: Reprodução/Unsplash)

Apesar da pandemia, muitos casais decidiram dizer “sim” e uniram-se em matrimônio. Como dizia Sandy & Júnior, o amor deixa você sem saber como agir e nem a covid-19, é capaz de apagar o amor. Muito menos, impedir os casamentos. De acordo com um levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen), nos 10 primeiros meses deste ano, os registros de união em cartórios de Guarapuava aumentaram 12%, em comparação com o mesmo período de 2020.

Conforme os dados, entre janeiro e outubro, os cartórios fizeram 467 celebrações civis, frente a 415 matrimônios em 2020.  E o motivo do amor estar no ar, é a confiança em um cenário mais estável. A vacinação e a manutenção dos protocolos sanitários traz mais segurança para os casais. Principalmente neste período, às vésperas de dezembro, tradicional mês com o maior número de celebrações no município.

Um destes casamentos foi o da Ana Paula Vivi e do Kleberson Camargo de Lima, eles se uniram na última sexta (5). Após mudarem a data do casamento quatro vezes, o casal decidiu fazer a cerimônia civil e organizar uma festa no religioso, agora no fim de novembro. A ideia original era casar em 2019. No entanto, alteraram para 2020 e a pandemia não permitiu que o casal se unisse.

Então surgiu a ideia de casar apenas no cartório e realizar a benção das alianças. Essa foi nossa adaptação para o momento, porque ficamos sem saída.

Segundo a noiva, o amor falou mais alto. “Temos um relacionamento de longo tempo e era nosso sonho nos casarmos e ter o nosso lar. Foi isso que sempre nos motivou a não desistir. De última hora, conseguimos uma data, porque com o retorno dos eventos, a procura nos cartórios aumentou muito. Foi bem simples e rápido, não era meu sonho dessa forma, mas foi o possível para o momento”.

(Foto: Reprodução/Pexels)

Mesmo diante da diminuição dos casos em Guarapuava, os protocolos de segurança sanitária para as celebrações seguem mantidos nos cartórios. As regras impõem um limite de pessoas na cerimônia e o distanciamento social. Além disso, há a exigência de máscara e álcool em gel.

Conforme a presidente da Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), Elizabete Regina Vedovatto, as medidas fazem com que os noivos se sintam mais seguros para retomar os planos adiados por causa da pandemia.

Os cartórios mantiveram todos os cuidados e o Registro Civil, a todo momento, garantiu a união das pessoas que se amam. Portanto, o aumento dos casamentos reflete um período de recuperação e a volta de uma celebração importante para a vida das pessoas.

De acordo com a Arpen, a retomada das celebrações neste momento impulsiona também a economia. O período coincide com as férias coletivas de trabalhadores e férias escolares das crianças. Além disso, com o recebimento do décimo terceiro salários, sendo o período ideal para as cerimônias e viagens de lua de mel.

NO PARANÁ 

Entre janeiro e outubro deste ano, houve um crescimento de 16% nos casamentos no Estado. No período, ocorreram 37.017 celebrações civis, frente a 31.898 matrimônios feitos no ano passado. A tendência de alta começou a ser verificada em abril, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo