22/08/2023


Brasil Saúde

MS anuncia dose de reforço para qualquer pessoa acima de 18 anos

Conforme o Ministro da Saúde, "acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização"

vacinao-contra-covid-19_51330873013_o_0

Conforme o Ministro da Saúde, “acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização” (Fotos: Myke Sena/MS)

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça (16), a dose adicional da vacina contra a covid-19 para qualquer pessoa com mais de 18 anos. Além disso, a redução do intervalo da dose de reforço, de seis para cinco meses. No entanto só após o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses).

De acordo com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a decisão vem com base em estudos científicos. “Nós decidimos ampliar o reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”. Até então, o reforço estava aprovado apenas para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

Contudo, Queiroga explicou que o ministério não divulgará um calendário por faixa etária para a tomar a dose adicional. “Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”. Assim sendo, para tomar o reforço, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa tome um imunizante diferente do usado no esquema vacinal.

“É preferencial que a adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer. Mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”. Por fim, conforme o Ministério da Saúde, em novembro mais de 12,4 milhões de brasileiros estão aptos a tomar o reforço.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo