22/08/2023

Karina Muskarina lança Exposição ‘Multiverso Cósmico’ nesta quarta (17)

"Troquei o bisturi pelo pincel e as mesmas mãos que operavam, agora pintam", diz Karina, que estará com exposição no Centro de Artes

Foto Julio de Bona

Karina Muskarina trocou o bisturi pelo pincel para expressar arte pela pintura (Foto: Julio de Bona)

“Eu faço arte desde que me conheço por gente. Sempre usei a arte a meu favor como uma válvula de escape pra imensidão da minha alma”. É dessa forma que Karina Muskarina apresenta as motivações pelas quais resolveu investir na arte. Apesar disso, afirma que não tinha tanta intimidade e não se considerava artista.

Hoje, porém, ela pensa de outra forma. Apesar de ter atuado como médica veterinária durante 10 anos, reencontrou-se com a arte para comunicar o que está dentro dela. Além disso, ela estudou para aprimorar e exercer a cirurgia veterinária. Dessa forma, com as mãos firmes e postura de cuidado, ela se expressa agora por meio do pincel.

Fiz mais de cinco mil cirurgias e agora caminho rumo às cinco mil obras de arte. Troquei o bisturi pelo pincel e as mesmas mãos que operavam, agora pintam. Eu mudei de área, mas não pude deixar de aproveitar a minha habilidade manual pra alguma coisa. Acredito ser mais fácil pra um cirurgião aprender a ter firmeza certa na pincelada. O peso da mão e a postura de cuidado, já é de praxe pra mim.

De acordo com Karina, as obras são “visões de estado não habitual de consciência” que, segundo ela, se chama arte visionária. Ou seja, ela busca trazer mensagens de comunicação com o inconsciente. E, ainda, “da dúvida sobre a possibilidade de existir um universo diferente daquilo que todo mundo vê”.

(Fotos: Arquivo Pessoal)

Dessa forma, Karina Muskarina busca com as pinturas passar a mensagem de questionamento interior. Além disso, ela afirma que descobriu a existência de um Multiverso por meio da arte. Ou seja, a possibilidade de coexistência de vários universos. Segundo ela, a mente do ser humano é limitada e não é capaz de ver. “A maioria das pessoas não está preparada para essa conversa”.

Faz muitos anos que eu trilho o caminho do autoconhecimento e tudo que eu pinto traz mensagens e simbologias de tudo que eu já vi, senti e estudei. São muitos anos buscando me conhecer e buscando conhecer o universo. E eu conheci muito sobre os dois!

Karina pretende fazer com que as pessoa prestem atenção nelas mesmas. Além disso, que se atentem ao universo conhecido. Isso já basta para ela. “Admitir a possibilidade de um Multiverso é pra quem já está em melhores condições de entender e aceitar como funcionam as dinâmicas físicas e astrais do nosso universo”.

EXPOSIÇÃO MULTIVERSO CÓSMICO

A arte de Karina será exposta no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. Assim, quem tiver interesse em conhecer o trabalho, pode comparecer à abertura da exposição nesta quarta (17), às 19h. O nome Multiverso Cósmico, representa um projeto que junta arte, consciência e espiritualidade.

Por fim, a artista convida para perceber o exterior e o interior por uma outra perspectiva. A arte contemporânea permite utilizar as técnicas tradicionais, como a pintura, para trabalhar as mais diversas temáticas e poéticas. Karina recorre à mente e à psique dela e cria um universo mágico repleto de pontos de cor e formas orgânicas.

Ter a oportunidade de lançar um projeto desses em Guarapuava, que é uma cidade atrasada e conservadora em muitas questões, com certeza é mais uma confirmação do universo de meu trabalho. Aos poucos, vamos abrindo caminho e mudando esse conceito ultrapassado de arte que a cidade ainda tem. Está na hora da consciência coletiva chegar e eu estou fazendo minha parte no plantio dessas sementes.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo