Com a Black Friday 2021 chegando, a corrida para compra de produtos com maiores descontos aumenta. Para isso, a Secretaria da Fazenda do Paraná, por meio do Programa Nota Paraná, divulgou aos consumidores quais as principais fontes de retorno de créditos ao pedir CPF na nota.
COMO O NOTA PARANÁ FUNCIONA
As grandes empresas devolvem 10% e as pequenas empresas 30% do imposto recolhido pelo faturamento. Sendo assim, alguns itens oferecem mais benefícios porque possuem uma carga maior de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Por meio do imposto, o Nota Paraná faz os cálculos para determinar o valor da restituição aos consumidores.
10 SEGMENTOS COM MAIS RETORNO
Alguns segmentos retornam mais créditos ao consumidor. Desse modo, os supermercados lideram a lista de 10. Em seguida, vestuário, magazines e lojas de departamento. Assim como, calçados, hipermercado, móveis e restaurante. Por fim, eletrodoméstico, material de construção e minimercado.
Para acumular créditos o consumidor deve exigir nos estabelecimentos comerciais o documento fiscal no ato da compra, informando CPF ou CNPJ. Após o cálculo a Secretaria de Fazenda efetua a liberação dos créditos.
Depois o consumidor pode selecionar uma das opções de utilização dos créditos disponíveis no sistema. Para resgate dos valores, o cliente precisa fazer o cadastro no portal do Programa Nota Paraná.
COMO SE CADASTRAR
Para se cadastrar no Nota Paraná acesse o site www.notaparana.pr.gov.br. Em seguida, clique na opção “cadastre-se” e preencha os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço para criação da senha pessoal.
Leia outras notícias no Portal RSN.