22/08/2023
Cotidiano

SAS: APP/Sindicato adia mobilização desta terça-feira

A APP/Sindicato adiou temporariamente a mobilização que aconteceria na manhã desta terça-feira (22), às 10h30, em frente a Praça 9 de Dezembro. A decisão foi tomada durante reunião com o deputado estadual Cesar Filho na sexta-feira (18), na sede da entidade. Mobilizada, a categoria de servidores públicos estaduais pede uma solução para o Serviço de Assistência à Saúde (SAS), convênio que oferece atendimento médico hospitalar aos funcionários do Estado.

"Vamos aguardar o resultado de uma reunião que vai aconetecer na tarde de hoje, ás 14 horas", disse uma funcionária da APP/Sindicato em Guarapuava à RSN.

Os servidores públicos estaduais estão sem assistênica na área de saúde há cerca de seis meses quando o Hospital Estrela de Belém encerrou suas atividades. O hospital era licitado para para prestar esse atendimento. De lá para cá, começou uma negociação emergencial  entre a Secretaria Estadual de Administração e Previdência e os hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paulo, mas nenhum aceitou a proposta do Governo alegando que o repasse mensal proposto seria deficitário. A proposta feita pelos hospitais foi inviável para o Governo.

Com a nova administração do Paraná, o governador Beto Richa entende que o atual modelo de saúde para o servidor é inoperante e elabora um novo projeto que deverá ser apresentado nos próximos meses.

Para solucionar o problema de cerca de 16 mil servidores públicos estaduais que padecem sem a assistência do SAS em Guarapuava, Cesar Filho negocia junto aos secretários de Saúde, Michele Caputo Neto, e da Administração e Previdência,  Luiz Eduardo Sebastiani uma alternativa emergencial para atender esses servidores. A proposta foi apresentada ao Coletivo de Usuários do SAS e à APP/Sindicato na reunião da última sexta-feira, provocando o adiamento da mobilização.

Matéria relacionada:

Problema do SAS está a um passo de ser solucionado

Deputado traz nova proposta para atendimento do SAS

Conveniados do SAS reclamam da atual situação

Em plenário, Cesar Filho cobra solução para o SAS

Governo busca hospital interessado em atender pelo SAS em Guarapuava

Hospitais não aceitam proposta para atender o SAS

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.