O bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’ é o primeiro empreendimento ‘LEED Communities’ do Brasil e da América Latina a receber a certificação ‘Leed’ ( Leed’ ou ‘Leadership in Energy and Environmental Design). A solenidade vai ao ar nesta segunda (22), a partir das 13h. O empresário Vilso Dubena, um dos empreendedores do bairro, participa deste que é o maior encontro da construção sustentável da América Latina, em São Paulo. Trata-se da Conferência Greenbuilding Brasil 2021, envolvendo 70 países.
Conferido pela ‘Green Building Council Brasil’, uma ONG norte-americana, com sede brasileira em São Paulo, o selo atesta liderança em energia e design sustentáveis. De acordo com o Diretor-Executivo do GBC Brasil, Felipe Faria, além de compor um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.
De acordo com o executivo, a LEED assegura importantes preceitos relacionados à edificação. Entra aí a localização, a forma com que se relaciona com o entorno, eficiência energética e hídrica. Assim com o estímulo ao uso de energias renováveis, uso de materiais de baixo impacto socioambiental, qualidade interna do ar e estímulo à inovação. Assim sendo, o bairro planejado sediado em Guarapuava, passa a figurar ao lado de ‘gigantes’ como Google, Natura, Riachuelo, Salesforce e Madero.
Imaginamos o orgulho em colocar os holofotes do movimento internacional de ‘Green Building’ na cidade de Guarapuava. O que comprova que planejamento urbano integrado, liderança, esforço e propósito podem dar as respostas que precisamos neste momento de contínua discussão e apreensão climática e fragilidade social.
Localizado entre a BR-277 e a PR-466, o bairro ‘Cidade dos Lagos’ ocupa cerca de três milhões de metros quadrados. Conforme o planejamento, o empreendimento conta com prédios comerciais e residenciais, Shopping Center (o único da Região Centro-Sul). No entanto, surgem também instituições de ensino, hospitais, Centros Especializados, Centro de Tecnologia e Inovação, Centro de Eventos, entre outros projetos.
A parte ambiental do bairro é bastante rica, com praças, vastos gramados, ciclovias, parques e áreas verdes, além dos cinco lagos artificiais, que deram origem ao nome do empreendimento. Captação de águas pluviais, coleta seletiva de lixo e outros fatores contemplam as normas ambientais mais exigentes.
Outra preocupação dos empreendedores é com a logística de acesso ao bairro planejado. São três portais de acesso, com segurança tecnológica 24 horas e, em dois deles, foram projetadas trincheiras (na BR-277 e na PR-466).
Para Vilson Dubena, a certificação, por ser o primeiro do Brasil e com a perspectiva de ser o primeiro da América Latina, eleva o bairro a outro patamar.
Com esse Selo a Cidade dos Lagos passa a ser vista de maneira diferente. Se coloca em nível internacional e como Smart Citie. É um divisor, principalmente, para grandes investidores.
PLANEJAMENTO URBANO
Como pode se observar a ‘Cidade dos Lagos’, é mais do que uma questão de edificações. Trata-se de um planejamento urbano e plano diretor com diversos preceitos de sustentabilidade. São diferenciais, por exemplo, os espaços de convívio público em edificações de uso misto, onde pode haver escritórios e residências, diminuindo o impacto em mobilidade urbana, e a democratização de opções de moradia, estimulando a inclusão social.
É um planejamento urbano integrado, como vê-se também nas chamadas Cidades do Futuro ou Cidades Inteligentes. De acordo com Felipe Faria, agora, com o selo Leed haverá mais facilidade no processo de desenvolvimento da malha de infraestrutura urbana. O que vai gerar parâmetros internacionais de urbanismo, segundo o Executivo.
“São empreendedores que buscam conceituar seus projetos com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e nas melhores práticas do mercado de construção”. Conforme Felipe, eles priorizam o desenvolvimento econômico, redução do uso de recursos naturais e ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida e bem-estar das pessoas.
A Cidade dos Lagos foi um dos projetos marcantes desta Conferência e tenho certeza que é motivo de orgulho para Guarapuava e para o Paraná. Assim como é para nós podermos apresentá-lo nos fóruns internacionais.
De acordo com a organização da conferência, é um orgulho colocar os holofotes do movimento internacional de ‘green building’ em Guarapuava. “O que comprova que planejamento urbano integrado, liderança, esforço e propósito podem dar as respostas que precisamos neste momento de contínua discussão e apreensão climática e fragilidade social”.
SERVIÇO
Por fim, assista a solenidade de entrega da Certificação aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.