O mês de novembro tem duas cores: azul e vermelho. Sendo assim, o azul representa a campanha mundial sobre o combate do câncer de próstata. Já o vermelho, a campanha de conscientização e prevenção ao câncer bucal. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 mais de 15 mil pessoas tiveram câncer de boca no país. No Paraná, o número chega a quase mil casos, em Guarapuava, 29.
O câncer da boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, trata-se de um tumor maligno. Afeta os lábios e estruturas da boca, bem como gengivas, bochechas, céu da boca, e até mesmo a língua, principalmente as bordas, assim como a região embaixo dela. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
Desta forma, a fim de prevenir e conscientizar, a Prefeitura de Guarapuava organiza ações durante todo o mês de novembro. Palestras on-line incluem a programação, assim como o “Dia D”, que este ano ocorreu nesse último fim de semana.
De acordo com a Secretaria de Comunicação de Guarapuava (Secom), mais de 100 pessoas receberam atendimento. Além disso, na tenda montada no Calçadão da XV, estudantes e profissionais da UniGuairacá e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram a entrega de panfletos e passaram instruções sobre o risco do câncer bucal. Por fim, os profissionais da saúde fizeram avaliações de pessoas com lesões na boca.
COMO DESCOBRIR O CÂNCER DE BOCA?
O exame clínico da boca pode ser feito por um dentista ou médico, em qualquer unidade de saúde. Assim, o procedimento não requer instrumentos especiais. Por fim, a partir desse exame, lesões suspeitas podem ser visualizadas, permitindo o diagnóstico do câncer de boca no início.
Fique atento aos sintomas e procure ajuda. A prevenção é sempre a melhor opção.
Leia outras notícias no Portal RSN.