22/08/2023
Brasil Esportes Guarapuava

Fisioterapeuta de Guarapuava acompanhará atletas em Paris

O fisioterapeuta e dançarino Claudio Natanael de Camargo vai acompanhar atletas de breaking em competição no mês de dezembro

Fisioterapeuta

Conforme as informações, além de fisioterapeuta, Claudio pratica breaking desde 2008 (Foto: Ascom/Uniguairacá)

O fisioterapeuta e dançarino de break dance, Claudio Natanael de Camargo de 28 anos vai compor a equipe de profissionais que prestará atendimentos a atletas brasileiros durante competição mundial na Europa. Dessa forma, no dia 4 de dezembro ele estará no World Breaking Championshipem Paris, França.

Ansioso pela viagem, o fisioterapeuta e dançarino relembra orgulhoso da própria trajetória no breaking. E de como a dança influenciou na vida profissional dele.

É um sonho que eu nunca imaginei alcançar. Eu sempre soube que o breaking me levaria a algum lugar, só não imaginava que seria tão longe.

BREAKING NA OLÍMPIADA DE 2024

Após o surf e o skate terem sido incluídos como esportes na Olímpiada de Tóquio este ano, o Breaking, estilo de dança mais conhecido como break dance, será a novidade da próxima Olímpiada na França, em 2024.

(Foto: Sharlot Melo)

HISTÓRIA DO BREAK DANCE

Criado durante os anos 70, o breaking faz parte da cultura do Hip Hop como um estilo de dança que nasceu nas ruas das periferias. Assim, o breaking representa uma manifestação artística de resistência. Dessa forma, os b-boys e b-girls, como são chamados os dançarinos de break dance, executam giros e saltos, além de acrobacias que exigem muito preparo muscular.

Portanto, visto a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), após o breaking ter se tornado esporte olímpico, o Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD) brasileira montou uma comissão para a competição do “World Breaking Championship”.

(Foto: Arquivo pessoal)

Claudio conta que para entrar para a equipe passou por uma seleção conforme critérios da CNDD. Porém, ele já havia demonstrado interesse antes. Quando soube que o breaking estaria na próxima Olímpiada, o fisioterapeuta procurou pelos responsáveis que estavam organizando a equipe técnica da seleção para participar.

Em seguida, entrou para um grupo do aplicativo de mensagens onde disponibilizavam informações sobre o assunto. Assim, começou a mostrar alguns trabalhos que já fazia enquanto fisioterapeuta, com o objetivo de melhorar da prática do esporte.

SOBRE O WORLD BREAKING CHAMPIONSHIP

Maior e mais prestigiada competição de breaking, a competição reúne os melhores atletas e dançarinos do mundo. Sendo assim, este ano, b-boys e b-girls representam o Brasil em Paris. Conforme o fisioterapeuta, todos os profissionais selecionados para compor a equipe técnica que acompanhará os atletas também têm ligação com o breaking.

Ele próprio começou a praticar a dança/esporte em 2008, no grupo Sintonia Hip Hop com o Mano Hood. Depois conheceu o Rodriguinho do Magia das Ruas. Atualmente o fisioterapeuta faz parte do grupo local Power Nigga’z.

TRABALHO

Os profissionais da equipe técnica ficaram responsáveis por avaliar os atletas do Núcleo de Alto Rendimento (NAR) do Rio de Janeiro. Contudo, segundo Claudio, por enquanto os atendimentos estão ocorrendo via chamadas de vídeo. Além disso, toda a equipe tem o aval do Conselho Olímpico Brasileiro (COB).

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.