A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa perdeu três mil doses de vacinas contra a covid-19. Os imunizantes da Pfizer passaram do prazo de descongelamento. Dessa forma, o Ministério Público do Paraná (MPPR) investiga o caso.
Porém, de acordo com o Município, isso não atrasou o plano vacinal, pois eram da reserva técnica prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI). “De todo o percentual recebido pelo município até o momento, esse quantitativo representa 0,6% de perda”.
De acordo com a Prefeitura, os imunizantes destinavam-se para a aplicação das 2ª doses. Entretanto estragaram devido a não ter autorização dos planos nacional e estadual de vacinação para remanejar as vacinas para outros grupos.
Contudo, o Município afirma que tem sobras de vacinas próximas do prazo de validade. “Recentemente, a 3ª Regional de Saúde fez nova recomendação para evitar a perda de doses por situações como essa. Flexibilizando o uso dos lotes de segunda dose, que agora podem ser direcionadas para aplicação de 1ª dose ou dose de reforço, o que vai facilitar a gestão do estoque e diminuir o risco de perdas”.
Leia mais notícias no Portal RSN.