Guarapuava é polo de uma das Regiões de menor Indície de Desenvolvimento Urbano (IDH) do Paraná. De acordo com o Governo, o Estado está dividio pelos chamados ‘Territórios da Cidadania’. Estes envolvem as regiões de Cantuquiriguaçu, Paraná Centro, Vale da Ribeira e Norte Pioneiro. Ao todo, somam cerca de um milhão de habitantes nos 74 municípios envolvidos.
Conforme o Sebrae, são 30 mil pequenos empreendimentos que necessitam de assessoria para alavancar os negócios. Assim, estão sendo institucionalizados comitês regionais. Em Guarapuava, nessa quarta (1º) houve a institucionalização do comitê ‘Paraná Centro’. A entidade tem como presidente a advogada, Maria Cecília Saldanha. Ela preside a seccional da OAB em Guarapuava, reeleita para o cargo.
De acordo com o Sebrae, o ‘Paraná Centro’ conta com 18 municípios e um universo de 345.436 habitantes. Desse modo, com exceção de Guarapuava, os demais possuem baixo IDH. São pequenos municípios que tem a agricultura familiar como base da economia. Trata-se de produção primária, sem nenhuma agregação de valor. E é para mudar esse cenário que o Comitê vai atuar.
Segundo a Agência Sebrae de Notícias, esse núcleo é formado por Guarapuava, Cândido de Abreu, Turvo e Boa Ventura de São Roque. Além de Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas, Campina do Simão, Nova Tebas e Mato Rico. E ainda Laranjal, Palmital e Pitanga. É neles que o Comitê vai promover e incentivar à integração das lideranças da Região na busca de soluções para o desenvolvimento.
O plano de ação e planejamento, de acordo com a entidade, tem como foco quatro eixos. Surgem então o acesso ao mercado, inovação e tecnologia, educação empreendedora e associativismo.
O objetivo é unir a sociedade civil organizada e a gestão pública dos municípios da região Central para que projetos e ações sejam coordenados para o crescimento de todos. Queremos nos unir a outros movimentos já existentes, pois quanto maior a participação melhor.
Conforme o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço, pelo Comitê é possível ouvir as demandas, planejar de forma macro. E assim obter um melhor direcionamento das ações de maneira alinhada em todos os municípios.
Queremos fortalecer e promover o desenvolvimento de maneira igualitária e sustentável, com ações que fortaleçam a identidade territorial, além da garantia da continuidade do trabalho.
O mandato é de dois anos (2021/2022) e tem o corpo técnico composto pela presidente Maria Cecília Saldanha; vice-presidente Diego Otto. Há coordenadores para cada eixo proposto. Veja vídeo produzido pelo Sebrae/PR.
Leia outras notícias no Portal RSN.