22/08/2023
Educação Paraná

Reajuste de salários dos professores desagrada sindicato da categoria

Ainda de acordo com a APP-Sindicato, funcionários de escola ficaram de fora do reajuste e aposentados foram ignorados

educacao

 

Ainda de acordo com a APP-Sindicato, ficaram de fora funcionários de escola e aposentados (Foto: Arquivo/RSN)

O reajuste salarial para professores do Estado anunciado nesta segunda (6) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, não agradou a APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná). De acordo com o governo, o reajuste a partir de janeiro de 2022 aumenta o salário de todos os 66,6 mil profissionais da categoria.

Além disso, conforme o governo estadual, o aumento varia de acordo com o nível e classe do professor. No entanto, os professores da base – aqueles que estão em início de carreira – são os principais beneficiados: o aumento é de 48,7%. Assim o piso salarial da categoria passa de R$ 3.730 para R$ 5.545. Para este grupo, o reajuste equivale à antecipação na progressão da carreira em pelo menos oito anos.

Entretanto o Sindicato da categoria se pronunciou com críticas ao reajuste. “Ao invés de detalhar o projeto, apresentar as tabelas de vencimento e demonstrar qual será o impacto em todos os níveis e classes, o governo preferiu atacar os sindicatos. Mentir e vender dados distorcidos sobre investimentos na rede estadual”.

FUNCIONÁRIOS E APOSENTADOS

Ainda de acordo com a APP-Sindicato, ficaram de fora funcionários de escola e aposentados, “sinalizando para uma quebra na paridade e na integralidade”. Além disso, o sindicato afirmou que o reajuste de 48,7% no início da tabela e cerca de 10% no final, “achata a tabela e avança na transformação do piso em teto”. E com isso, “desestimula a formação e o investimento dos educadores em especialização, mestrado e doutorado”.

Por fim, o sindicato afirmou que a equivalência do salário de ingresso para PSS’s, é uma luta que remonta à conquista do Plano de Carreira de 2004.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.