22/08/2023
Brasil Cotidiano Economia

Copom aumenta taxa de juros para 9,25% ao ano

Antes da elevação, a taxa básica, a Selic, era de 7,75%. Esta é a sétima alta consecutiva, mas já era esperada pelo mercado financeiro

pexels-oleg-magni-2058138

Conforme as informações, a elevação da taxa já era esperada pelo mercado financeiro (Foto: Reprodução/Pexels)

O Banco Central (BC) fez mais um ajuste nos juros básicos para tentar segurar a alta dos preços devido o aumento da inflação. Desse modo, por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros, a Selic, de 7,75% para 9,25% ao ano.

Os analistas do mercado financeiro já esperavam a decisão tomada nessa quarta (8). Sendo assim, esse foi o sétimo reajuste consecutivo na taxa Selic, depois de passar seis anos sem elevação. De março a junho, o Copom elevou a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro.

Porém, no início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. No último encontro, em outubro, o reajuste chegou a 1,25 ponto percentual.

INFLAÇÃO

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim sendo, a elevação da taxa ajuda a controlar a inflação. Isso porque, os juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo.

Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia. Portanto, ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.

Por fim, para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo