22/08/2023


Comunidade Cotidiano Guarapuava

O badalar dos sinos é símbolo do início da história de Guarapuava

Guarapuava ainda desperta com o som que o primeiro povoado também ouvia para anunciar momentos importantes do município

catedral-guarapuava-1024x752

A Catedral Nossa Senhora de Belém faz parte dos 202 anos de Guarapuava (Foto: Arquivo/RSN)

Entre as memórias fotográficas que Guarapuava traz, em pelo menos uma, a Catedral Nossa Senhora de Belém se faz presente. Parte do cotidiano dos moradores, seja na fé, no casamento ou simplesmente na paisagem que compõe o Centro da cidade, a Igreja também faz parte do começo da história do município.

No badalar dos sinos, a cidade despertava para o mundo. Conforme a professora e historiadora de Guarapuava, Gracita Gruber Marcondes, os sinos relembravam a cada instante que a presença da igreja era palpável no município.

O badalar dos sinos de bronze, ouvidos léguas e léguas de distância, tinham toda uma simbologia decorada pela população distinguindo os acontecimentos anunciados. Daí porque a Matriz não foi somente um marco de fé, foi a testemunha ocular de nossa história!

Assim, pelas palavras de Dona Mercedinha de 88 anos, os sinos de bronze também fizeram parte da história dela. Entre uma risada e outra, ela conta como a antiga geração tem o som marcado na memória. “Quantas vezes toquei os sinos! Eram tão pesados e as crianças até brincavam se pendurando”.

Inclusive, os badalares eram responsáveis por convocar os fiéis às missas. Desse modo, ao passar pela Praça 9 de Dezembro hoje, dá para imaginar a cena dos moradores indo ao encontro do Divino. Ainda conforme a historiadora, o fim do encontro religioso era um momento de confraternização.

Nos primeiros tempos, os guarapuavanos unidos pela fé, todos os domingos ali, se encontravam para participar das missas rezadas em latim. Após o ato religioso, as pessoas se conheciam, os homens se inteiravam das últimas notícias e do preço do gado. Já as mulheres fofocavam, as crianças brincavam no pátio cercado de cedrinhos e os jovens namoravam só de longe, porque ainda era o tempo em que os noivos eram escolhidos pelos pais.

Agora, o som que tocou nesta quinta (9), exatamente às 6h da manhã, marcou um dia de celebração. Guarapuava completou 202 anos e o aniversário novamente foi marcado pelo símbolo da largada para esta história, a Catedral Nossa Senhora de Belém.

O badalar dos sinos da Catedral Nossa Senhora de Belém faz parte da história de Guarapuava, assim como outros marcos do Município. Você tem uma história legal sobre a cidade para nos contar? A história da rua em que você mora é interessante? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (42) 9858-6582 e conta pra gente!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo