22/08/2023


Brasil Saúde

Passaporte da vacina se torna obrigatório para viajantes entrarem no país

Viajantes sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil. Barroso argumenta que monitorar quarentena de milhares traria maior risco

turista

Conforme Barroso, viajantes sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil (Foto: Reprodução/Pixabay)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou neste sábado (11) a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes estrangeiros que chegarem ao país.

A ordem resultou de uma ação da Rede Sustentabilidade. A ação tenta obrigar o governo a adotar medidas sanitárias recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre elas, o “passaporte da vacina” ou quarentena obrigatória para quem chega ao Brasil e uma maior fiscalização dos voos que desembarcam no país.

COMPROVANTE VACINAL

Conforme a decisão, estrangeiros sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil. Desse modo, o ministro argumenta que monitorar a quarentena de milhares de viajantes tornaria a situação fora do controle. Além disso, traria mais risco à população brasileira.

Além disso, o ministro determinou que o comprovante de vacina para viajante que chega do exterior no Brasil só pode ser dispensado por motivos médicos. A portaria editada pelo governo exige, para o estrangeiro que chegar ao Brasil, o comprovante de vacina. Ou alternativamente, quarentena de cinco dias e teste negativo para o vírus antes da liberação para circulação em território nacional.

Ainda de acordo com a decisão, os brasileiros que não puderem comprovar vacinação em razão de ataque a sistemas do SUS, poderão apresentar um teste PCR negativo.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo