Há nove anos, Camile Tavares Farias de 16 anos aposentou as sapatilhas de balé e trocou pelo kimono de judô. E a cada golpe, ela confirmava o amor pelo esporte. Nesta terça (14), ela já se encontra em Pindamonhangaba, em São Paulo, para estrear na Seletiva Nacional de Judô – Projeto Paris 2024. A competição ocorre nesta quarta (15) até sexta (17). Lutando em uma categoria acima da dela, o sonho da jovem é conquistar a classificação que a levará às olimpíadas.
A sensação de ter a chance de ir para uma olimpíada, que é meu sonho, é inexplicável! Eu sempre quis isso, porém não pensei que seria tão cedo! Meu foco é superar meus limites a cada dia. Sempre que eu chego em casa no fim do dia, tenho que estar satisfeita com meu dia e meu treino. Isso é uma coisa minha! Então eu me esforço todos os dias para isso.
Assim, é esta energia e determinação que ela está levando de Guarapuava. Para avançar no esporte, ela conta que teve vários desafios durante a jornada. Além de conciliar os estudos, Camile também se viu diante da pandemia que atrasou os sonhos dela.
Quando começou a pandemia me desanimei muito pois estava há dois dias de ir para o Circuito Europeu. Fiquei muito desanimada, pensei em desistir! Mas, conforme as competições foram voltando, veio também o entusiasmo.
APOIO DA FAMÍLIA
Desse modo, o pai de Camile, Álvaro Farias entende agora todo o esforço da filha em se tornar judoca. Entretanto, em 2012, para ele o sonho parecia um pouco distante.
Foi difícil! De bailarina a judoca, não tinha muito a ver, pequena, magrinha, na época eu não acreditava que ela conseguiria. Hoje, vendo todo o esforço e sacrifício que foi para chegar até aqui, passa um filme. A Camile abdicou de muitas coisas, festas de aniversário, viagens de escola, deixou, por exemplo, de comer um bolo, porque tinha que se manter no peso, foram treinos e mais treinos, dieta, choro, lesões e viagens.
Sendo assim, Guarapuava pode esperar que a atleta vai brilhar no judô. Aliás, já trouxe muitos motivos para a cidade se orgulhar. Ela conquistou 11 medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze. Entre elas está os destaques no Campeonato Paranaense, Brasileiro, Pan-Americano e um Sul-Americano.
JORNADA NO ESPORTE
Contudo, o sensei Fernando Felipe de Lima Santos vê que este é só o começo para uma atleta como ela. “Nossa perspectiva é gigantesca! A Camile é uma atleta de 16 anos participando de um grupo adulto e enfrentando adversários que acabaram de voltar das olimpíadas”. Apesar disso, para o pai, a competição desta semana é mais um detalhe.
Sinto um orgulho muito grande em saber que ela optou por uma vida de esporte, independente do resultado que ela conseguir nessa competição, pra mim ela já é uma campeã!
Por trás de tudo isso, tem diversos apoiadores, Geração Olímpica, Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esportes, Governo Federal, Academia de Judô Randori Uniguairacá. Incluindo também os profissionais, nutricionista Mariane, fisioterapeuta Kellen e Gissa, psicóloga Jaqueline e o médico Jales.
Por fim, quem quiser acompanhar a competição pode acessar o Canal Olímpico do Brasil. A transmissão ao vivo inicia nesta quarta (15), a partir das 7h55.
Leia outras notícias no Portal RSN.