22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Diocese de Guarapuava ganha relíquia do jovem beato Carlo Acutis

O beato é considerado por muitos como o “patrono da internet”. A relíquia ficará exposta na futura paróquia São Luiz Gonzaga

beato relíquia

Conforme a Igreja, o beato é considerado por muitos como o “patrono da internet”. A relíquia ficará exposta na futura paróquia São Luiz Gonzaga (Foto: Reprodução/Diopuava)

O bispo da diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, retornou nessa terça (14) de Roma na Itália onde participou de um encontro com outros bispos e com o Papa Francisco. E lá recebeu um presente especial: uma relíquia do beato Carlo Acutis. O presente foi entregue pela mãe de Carlo, Antônia Salzano.

De acordo com o bispo, a relíquia ficará exposta mais adiante, na comunidade autônoma São Luiz Gonzaga (no bairro Morro Alto, em Guarapuava). “Elevaremos a paróquia no ano que vêm, com o nome de ‘paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acutis'”.

Ainda conforme dom Amilton, a nova paróquia “reunirá os jovens dentro da reflexão, da oração e do compromisso com a Igreja e com o mundo. Será uma paróquia dedicada a dois santos referenciais para a juventude. São Luiz Gonzaga, que é o patrono da juventude, e o beato Carlo Acutis que está sendo muito bem acolhido pelos jovens e com certeza será o patrono da internet”.

CARLO ACUTIS

Carlo Acutis nasceu em 1991 em Londres na Inglaterra, mas viveu a maior parte da vida em Milão, na Itália. Morreu em outubro de 2006, com quinze anos vítima de leucemia. Viveu pouco tempo, mas, como ele próprio disse, “estou feliz por morrer porque vivi minha vida sem desperdiçar um minuto com coisas que não agradaram a Deus”.

Entusiasta da tecnologia, criou um site onde catalogou mais de 100 milagres Eucarísticos em 17 diferentes países. Também gostava de programação e jogos de computador. Por isso é considerado por muitos como o “patrono da internet”.

De acordo com as informações, o processo de beatificação iniciou em 2013. Segundo Francesca Consolini, da diocese de Milão, que iniciou o processo, “sua fé era pura e fidedigna, algo único em uma pessoa tão jovem. Mostrou extraordinário cuidado com os outros. Sempre foi sensível aos problemas e situações em que seus amigos e todos que viviam próximos a ele passaram diariamente”.

MILAGRE

Conforme a Igreja, o Vaticano já reconheceu um milagre de Carlo: a cura de um menino brasileiro, na cidade de Campo Grande (MS). Em uma Missa, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia. Conforme a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta de Carlo, exposta na paróquia São Sebastião. Marcelo Tenório, pároco na época, lembra do menino.

“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”.

RELÍQUIA

Por fim, relíquia é um objeto preservado para efeitos de veneração na Igreja Católica e também em outras religiões. É uma peça associada à história de uma pessoa. Podem ser pertences pessoais ou partes do corpo de um santo ou personalidade de grande importância.

(*Com informações Diopuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo