Uma mobilização popular no município de Reserva do Iguaçu pretende chamar a atenção do Governo do Paraná para as obras de pavimentação asfáltica na estrada que liga o municipio até Pinhão. Das 13 horas às 15 horas desta quarta-feira (30) equipes da Prefeitura e outras entidades estarão na localidade de Rio Capão Grande, na divisa entre os dois municípios, a seis quilômetros do Entreposto da Cooperativa Agrária. Nesse local está sendo construída uma ponte, cuja obra foi iniciada ainda na última gestão do ex-governador Jaime Lerner. As obras da pavimentação asfáltica que liga Reserva do Iguaçu ao Pinhão também está parada.
De acordo com o prefeito Sebastião Campos, de Reserva do Iguaçu, em 2005 foram pavimentados outros nove quilômetros, desde a sede até a Vila Copel. “Hoje restam 26 quilômetros, desde a sede até o Entreposto da Agrária na localidade de Dois Pinheiros em Pinhão”, disse o prefeito.
Para chamar a atenção das autoridades e envolver a população nesse processo vários serviços estarão sendo ofertados às pessoas que passarem hoje por esse trecho como, por exemplo, a aferição da pressão arterial. “A nossa intenção é de que as pessoas parem no local por 10 minutos”, disse o prefeito à RSN na manhã desta quarta-feira.
A mobilização não tem caráter de protesto. “O que queremos é chamar a atenção do Governo do Paraná para que coloque essa obra no planejamento de 2012”, disse Campos.
Reserva do Iguaçu é um município que a sua economia baseada na agropecuária. Com 7,3 mil habitantes, divididas na cidade e no interior (50% em cada uma dessas zonas habitacionais), possui mil quilômetros de estradas municipais para o escoamento da produção. Entretanto, 90% dessa produção é transportada por essa estrada que está sendo o pivô da mobilização. “Essa rodovia é estadual, mas é mantida pelo município pela importância desse trajeto que leva ao entreposto da Agrária, da Coamo e de outras cooperativas”, disse Campos.
A população reservense também depende de muitos serviços que são prestados pelo município de Pinhão. “Por ser uma comarca lá está o Fórum, a delegacia da Polícia Civil, cartórios cíveis, eleitoral e de registro de imóveis, Hospital Santa Cruz com quem somos conveniados”, observa o prefeito.