22/08/2023
Saúde

Provedor defende mudanças no sistema de atendimento da saúde

Mudanças urgentes no atual sistema de atendimento na rede de saúde pública em Guarapuava estão são sendo defendidas pela Provedoria do Hospital São Vicente de Paulo. A medida é necessária para que o próprio hospital de caridade possa oferecer melhores condições de atendimento aos usuários.
“O atendimento hoje é referenciado de forma equivocada, principalmente, nos casos de urgência/emergência que são encaminhados pelas unidades de base 24 Horas e Postos de Saúde da Família”, disse Antonio Cezar Ribas Pacheco, provedor do Hospital São Vicente.
“O paciente hoje não está sendo atendido em seus direitos como cidadão. Ele não tem direitos, somente a paciência e a dor”, afirma.
A reformulação na portaria do hospital para que o setor se transforme em recepção dos usuários, porém, passa inicialmente por um novo modelo na rede de saúde pública de Guarapuava e dos municípios da região.
O equívoco citado por Pacheco começa nas normas de atendimento do Sistema Único de Saúde que preza pela obrigatoriedade do atendimento. “Nós somos obrigados a atender quem aqui chega e, na maioria das vezes, esses pacientes são encaminhados às unidades 24 Horas que , por sua vez, mandam de volta para o hospital. Isso está errado”, diz Pacheco. O provedor observa também que não existe nenhum termo de responsabilização por parte das unidades de saúde. “Se uma pessoa chega no hospital reclamando de dor de cabeça, vindo de uma unidade de Saúde 24 Horas, por exemplo, e quem está na portaria do hospital manda esse paciente de volta para a Unidade de Saúde e nesse momento o paciente cai na portaria do hospital a responsabilidade vai ser nossa, mesmo que ele já não tenha sido atendido na unidade que ele foi primeiro”, explica.
O estabelecimento de competências deve ser o primeiro passo a ser dado para uma reformulação no sistema de atendimento. “É preciso que os gestores de saúde discutam competências, responsabilização, de que forma esses pacientes serão atendidos e encaminhados, para que esse usuário da saúde pública possa ter os seus direitos contemplados”, defende.
Para melhorar o atendimento na recepção do “São Vicente” a nova Provedoria prevê a presença de profissionais qualificados que possam identificar a gravidade ou não de um caso quando o paciente chega em busca de atendimento.

Cristina Esteche

Jornalista

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