22/08/2023
Segurança

Daniel Brandalise já está no semi-aberto

O jovem Daniel Brandalise já cumpre pena no presídio semiaberto em Guarapuava. Ele foi transferido ontem, terça-feira (5) da Cadeia Pública onde estava desde o dia 21 de março de 2011, em cela comum ao lado de outros sete presos.
No presídio semiaberto o jovem condenado pela morte do cobrador Everson Ferreira da Silva encontra-se em período de adaptação e de avaliação por uma equipe multidisciplinar que inclui assistente social, psicólogo, entre outros. O período é de 20 dias e Daniel não sai para o banho de sol e não pode receber visitas.
De acordo com as normas do sistema penitenciário paranaense, somente após 60 dias de permanência no semiaberto, Daniel, a exemplo de outros internos que chegam ao presídio, poderá sair para visitar a família. Ele tem direito a 35 saídas durante o ano. Por morar em Guarapuava, a cada 45 dias poderá passar o final de semana em casa.
Após os dois meses de prisão, o jovem poderá trabalhar fora do semiaberto em empresas conveniadas com o presídio. Mas para isso, dependerá da liberação de uma comissão técnica e da demanda das empresas. Um ônibus pega diariamente os internos liberados, às 8 horas, e devolve às 18 horas. Enquanto isso, Daniel poderá trabalhar na faxina e em outros afazeres dentro do presídio.
Daniel Brandalise foi condenado por júri popular a 10 anos de reclusão, mas um recurso da defesa derrubou a pena para sete anos em regime semiaberto. Pela progressão da pena e pelo tempo já cumprido na Cadeia Pública de Guarapuava, Daniel poderá ficar preso por apenas sete meses.

Matérias relacionadas:

Daniel Brandalise é preso pela morte de Everson

Daniel deve ficar 7 meses preso no semiaberto, diz advogado

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.