Janeiro tem várias cores e com elas, diversas campanhas de conscientização, como a cor Roxa, de prevenção à Hanseníase. Mas há também o Janeiro Branco que busca conscientizar sobre a Saúde Mental. Dessa forma, dedica-se a colocar o tema em evidência na sociedade.
De acordo com a assessoria, a campanha iniciou em 2014, idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Desde então, vem consolidando-se como a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura de Saúde Mental na humanidade.
A ação chega em 2022 à 9ª edição com o tema ‘O Mundo pede Saúde Mental‘ fazendo um alerta à humanidade.
Em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede Saúde Mental.
Conforme com os organizadores, há uma necessidade de que cidadãos comuns, autoridades e instituições sociais desenvolvam estratégias públicas e privadas com o objetivo de fortalecer e promover o tema.
DADOS SOBRE O ASSUNTO
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde
Mental em 93% dos países do mundo. Ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia.
Por fim, se você precisa conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188. A equipe oferece apoio emocional e de prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária e de graça a quem precisar.
Leia outras notícias no Portal RSN.