Com a fase final de implantação do Cilla Tech Park, o planejamento agora é para operacionalização do Parque Tecnológico de Guarapuava. Para isso, quem assume a diretoria-executiva do CTP é Géri Dutra. Conforme a trajetória profissional do CEO, o novo diretor possui vasta experiência em iniciativas voltadas à tecnologia e Inovação.
“Fui professor por 30 anos do Grupo Mater Dei, onde também coordenei cursos e eventos na área de informática. Outros 27 anos fiz parte da UTFPR”. Entretanto, tem muito mais. “Fui um dos precursores de iniciativas nas áreas de tecnologia na Região Sudoeste”. Dessa forma, Dutra atuou na criação de incubadoras, cursos e ajudou a implantar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2013. “Pato Branco foi a primeira cidade do Paraná a contar com uma secretaria nessa área”.
Após essas experiências, participou da implantação e operacionalização do Parque Tecnológico de Pato Branco. Além de ser um dos mentores da ‘Inventum’. A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, é considerada a maior do segmento no setor no Paraná. É esse ‘know-how’ que Dutra traz a Guarapuava para o início da próxima etapa do CTP, “somados ao Vale do Genoma vamos operacionalizar a infraestrutura necessária”.
Conforme ele disse ao Portal RSN, os equipamentos se constituem em incubadoras e aceleradoras. “Estamos com o planejamento pronto e só precisamos da aprovação pelo Conselho de Administração para a consolidação do ecossistema e do Vale do Genoma”.
“POTENCIAL GIGANTE”
Conforme o conselho, o Cilla Tech tem como foco capacitar e impulsionar o ecossistema de inovação na Região de Guarapuava. Além disso, o propósito é atrair e desenvolver iniciativas empreendedoras. Além de fechar parceria com o ‘Vale do Genoma’, um ecossistema de inovação voltado à pesquisa e desenvolvimento com abordagem genômica e inteligência artificial. A aplicação volta-se à saúde, agropecuária e meio-ambiente.
Localizado no bairro inteligente ‘Cidade dos Lagos’, o Cilla Tech ParK é o ‘start’ para que Guarapuava se transforme numa ‘Smart City’. Por fim, de acordo com Dutra, trata-se de um projeto de direcionamento para o futuro do Município.
Guarapuava tem um potencial gigante. Vamos criar um ambiente para o início da geração de empreendimentos, de grandes negócios.
Leia outras notícias no Portal RSN.