Guarapuava divulgou mais quatro mortes em decorrência da covid-19 nesta segunda (17). De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico, três homens e uma mulher morreram. Todos tinham mais de 40 anos e possuíam comorbidades.
Dessa forma, desde o início da pandemia 624 pessoas morreram no município devido o vírus. Dessas, cinco foram nos últimos dias. Além disso, mais 319 casos positivaram hoje (17), totalizando no momento 3.807 pessoas com alto risco de transmissão da doença.
Durante ‘live’ no fim da tarde desta segunda (‘7) o Prefeito Celso Góes e o secretário da Saúde, Jonilson Pires informaram que apesar dessa nova onda, os casos de internação são menores. Conforme Jonilson, no Hospital Regional há 10 leitos UTI ocupados. Desses pacientes, sendo seis são Guarapuava. Além disso, 14 leitos de enfermaria também estão com pessoas internadas, das quais oito são do município.
Já no Hospital São Vicente há um leito de UTI ocupado e oito de enfermaria, sendo que desses, quatro são de Guarapuava. Por fim, no Instituto Virmond há um paciente na UTI e três internados na enfermaria.
ATENDENTE VIRTUAL SARA
Para agilizar o atendimento, nesta segunda (17) a Prefeitura de Guarapuava lançou a atendente virtual Sara. Conforme a Administração, ela vai responder dúvidas a respeito da covid-19 e da vacinação. Sendo assim, a Sara vai estar disponível 24 horas no site da prefeitura, redes sociais e aplicativo.
Após preencher os dados e responder as perguntas da Sara, o cidadão tem o formulário que respondeu avaliado por uma equipe médica. Profissionais farão contato pelo WhastApp informando em até 30 minutos. Con forme Jonilson, o objetivo da implementação da atendente virtual, é agilizar o atendimento do maior número de pessoas.
VACINAÇÃO
Nesta segunda (17) 142 crianças entre cinco e 11 anos com comorbidades e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberam a primeira dose da vacina Pfizer contra a covid-19. Nesta terça (18) a vacinação continua nas unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Morro Alto, Santana e Campo Velho.
Vale lembrar que nas três UBS’s, o atendimento será exclusivo para a vacinação das crianças, ficando suspensas outras atividades médicas e odontológicas .