O que estava previsto lá atrás tornou-se realidade. Os números da covid-19 voltaram a subir e mortes já estão sendo registradas. De acordo com os números divulgados pela Saúde Municipal, só nesta segunda (17) quatro mortes entraram para os registros em Guarapuava.
Embora os leitos dos hospitais, tanto de enfermaria, quanto de UTI´s, estejam com baixa demanda, a hora é de alerta. De acordo com o prefeito Celso Góes, neste sábado (22), a equipe de monitoramento estará reunida. Nesse dia fecha a semana epidemiológica. “Vamos analisar os números e ver se mudamos para a bandeira laranja”. Se isso ocorrer, isso representará um retrocesso na luta contra a doença.
De acordo com reportagens veiculadas pelo Portal RSN, nos dois últimos meses de 2021, Guarapuava chegou a comemorar a ausência de mortes pela covid-19. Foram mais de 50 dias. E no dia 24 de dezembro, havia apenas 14 casos ativos.
AGLOMERAÇÕES
Entretanto, após as festas de fim de ano, férias, entre outras aglomerações os números da doença avançaram. Assim sendo, por causa desse relaxamento, o prefeito voltou a repetir um apelo que se ouve há cerca de dois anos. Trata-se do respeito aos protocolos sanitários de prevenção à doença. Ele também pediu que os empresários sejam rigorosos quanto à essas medidas. “Os empresários devem nos ajudar. Aferir a temperatura dos funcionários e dos clientes. Exigir o uso de máscara, de álcool em gel, e o distanciamento social”.
Outra medida que se apresenta eficaz é a vacina. “Por isso, 99% dos casos de contágio estão sendo leves. Porque as pessoas já estão vacinadas”.
Leia outras notícias no Portal RSN.