Guarapuava deve ter novas medidas sanitárias a partir da próxima semana. Isso porque, a Prefeitura deve anunciar um novo decreto até domingo (23). Mas o decreto só deve começar a valer na próxima semana. Conforme a Saúde, a tendência é que como o sistema de bandeiramento está na pontuação 11 da bandeira amarela, a próxima bandeira a ser adotada deve ser a laranja.
De acordo com o prefeito Celso Góes, as novas medidas da bandeira laranja vão considerar a situação atual como a taxa de imunização da população. Bem como, menor gravidade dos sintomas dos contagiados, além da demanda por tratamento especializado e internamento nos hospitais.
Dessa forma, as regras da bandeira laranja estabelecidas pelo decreto o nº 8.754 de 6 de junho de 2021 não serão as mesmas adotadas anteriormente pelo Município. Conforme o secretário de Saúde, Jonilson Pires, o novo decreto seguirá a avaliação semanal da situação epidemiológica e deve ser publicado até sábado (22).
Nesse momento não consideramos a possibilidade de lockdown na cidade. Vamos ponderar principalmente a redução da capacidade de uso dos espaços, mas não de maneira a inviabilizar o funcionamento. As medidas vão ser anunciadas com antecedência para que as pessoas, empresas e o comércio possam se preparar. Mas só valem a partir da semana que vem se fecharmos a matriz de risco no sábado com o bandeiramento laranja.
Desde 3 de julho de 2021, o município adotou a bandeira amarela, sendo as medidas ajustadas ao longo dos últimos seis meses, respeitando-se a dinâmica da situação epidemiológica.
NÚMEROS
O Boletim Epidemiológico do Município confirmou mais duas mortes nessa terça (18), totalizando 626 mortes em decorrência da covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, a demanda por leitos de UTI e enfermagem também aumentou nos últimos dias. Contudo não impacta consideravelmente o sistema de saúde.
A demanda ainda é relativamente baixa, com menos de 25% de ocupação no Hospital Regional. A Saúde também confirmou 611 novos casos, totalizando 3.899 casos ativos. Mais de 99% dos pacientes apresentam sintomas leves.
NOVO CENÁRIO
Do total de casos confirmados na cidade nesses quase dois anos de pandemia, 21,6% das contaminações ocorreram depois do Natal de 2021, nos últimos 24 dias, contabilizando 7.204 notificações. Em contrapartida, nesse período ocorreu pouco mais de um por cento das mortes em decorrência da covid-19 no município, 7 das 626, ou 1,11% do total.
Uma situação muito diferente da vivida no auge da pandemia no mês de maio de 2021, quando 5.459 moradores se contaminaram com o novo coronavírus, representando 16,6% dos casos. Naquele mês 149 morreram em decorrência da doença, 23,8% do total de mortes.
TESTAGEM
Para ampliar o diagnósticos dos casos de covid-19, a Prefeitura está agendando a testagem via sistema drive-thru no Ginásio Joaquim Prestes. É necessário entrar em contato com o Call Center ou com a assistente virtual “SARA” que faz atendimento automático das pessoas com sintomas.
Somente nessa terça (18) houve agendamento de cerca de 500 testes. O Município recebeu 10 mil testes do Governo do Estado, tendo aplicado mais de dois mil. Outros 15 mil kits estão sendo adquiridos nos próximos dias. Os exames coletados no Joaquim Prestes usam o antígeno para identificar a contaminação pelo coronavírus.
Leia outras notícias no Portal RSN.