Licenças ambientais concedidas pelo Instituto Água e Terra (IAT) viabiliza criação de empresa em Boa Ventura de São Roque. A Producerta, com sede em Pitanga ampliou as atividades em uma nova unidade de beneficiamento de grãos, moinho de trigo e sementes. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), a Licença de Operação (LO) foi entregue pelo secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes. A entrega ocorreu nessa quinta (20), durante visita aos estandes da Produshow, feira organizada pelo Sindicato Rural de Pitanga.
Conforme a AEN, na nova unidade, a empresa investiu R$ 18 milhões. A empresa vai gerar cerca de 45 empregos diretos durante a safra de soja, que começa daqui um mês. Márcio Nunes disse que a junção de diversos órgãos ambientais em uma única pasta garante segurança técnica e jurídica de forma ágil. Além do cuidado concomitante com a sustentabilidade.
O Paraná já licenciou cerca de R$ 100 bilhões em novos empreendimentos desde 2019. São licenciamentos que geram empregos e que colocaram o Paraná em destaque.
De acordo com o sócio proprietário da Producerta e presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier, a visão do Governo do Estado também sensibiliza quem produz.
É uma unidade moderna, cujas máquinas foram escolhidas para promover um cuidado ambiental muito maior. Pois emitem menos poluentes e sem desperdiçar resíduos de forma inadequada. O agricultor produz, mas com responsabilidade social e ambiental.
Leia outras notícias no Portal RSN.