.
Está nas mãos do prefeito José Vitorino Prestes o tombamento de um dos maiores patrimônios culturais de Pinhão. Conforme a comunidade, o Jardim Botânico de Faxinal do Céu pode acabar se essa medida continuar sendo ignorada. Entretanto, o prefeito tem 15 dias para enviar à Câmara o projeto de tombamento desse local.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Israel de Oliveira Santos (PT), o local de recepção dos visitantes está depredado. Alvo de ladrões, o mobiliário que lá existia já foi furtado.
De acordo com Israel, uma reunião virtual com o Ministério Público, envolveu a Câmara. Além da Comissão Especial que acompanha o Processo de Desativação da Vila Residencial de Faxinal do Céu,. Assim como a Prefeitura e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná. O encontro ocorreu nessa sexta (29).
O IMPASSE
O que a comunidade está tentando impedir, conforme Israel, é que o local abriga uma reserva de vegetação nativa dominada pelo Pinheiro-do-Paraná, a araucária, seja extinto.
Isso porque, com a privatização da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, tudo será vendido. O argumento da Comissão é que o município vai perder um dos principais pontos turísticos. Conforme Israel, Faxinal do Céu conta com 70 alqueires de área. Destes, cinco alqueires pertencem ao Município. “Nesse espaço tem uma escola que custou mais de R$ 5 milhões, além de outras estruturas.
De acordo com.Israel o Ministério Público também pediu a Copel um levantamento discriminado da estrutura existente na localidade.
Na Vila Residencial por exemplo, são mais de 200 casas. Além de dois anfiteatros.
O JARDIM BOTÂNICO
Conhecer o Jardim Botânico é se deparar com as mais diversas variedades, formas, cores e tamanhos de plantas. Desde as rasteiras até grandes árvores. Lá é possível conhecer espécies vegetais de todos continentes. Além de ouvir o canto de diversas espécies de pássaros.
Leia outras notícias no Portal RSN.