Um sistema alternativo de asfalto está atraindo prefeitos a Guarapuava. Ainda em período de teste, o projeto abrange 400 metros na ‘Estrada do Gaspareto’. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, responsável pela iniciativa, há uma redução de 70% no valor do preço praticado pelo mercado nesse setor.
Conforme o prefeito, Celso Góes (Cidadania), trata-se de um projeto experimental que vai inovar e revolucionar a vida de quem vive no interior de Guarapuava. “E a vinda de representantes de outros municípios a nossa cidade, nos mostra que estamos no caminho certo”.
O prefeito se refere à visita feita pelo prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski e o assessor, Vilfrid Kirschner. Segundo o prefeito, Cruz Machado possui mais de três mil quilômetros de estradas rurais.
“É um projeto inovador com um produto diferente e viemos conhecer. Assim, o projeto é um bom caminho para minimizarmos os problemas dessas estradas. Além de auxiliar os moradores que residem no interior, beneficia o transporte escolar, a safra e todos os outros meios que trafegam por lá. Guarapuava é uma cidade desenvolvida e muito evoluída, certamente levarei muitos projetos daqui, como modelo para a nossa cidade”.
SISTEMA VIÁVEL
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras de Guarapuava, Samuel Ribas, diferente do asfalto comum, feito com pedras, para comprovação da resistência, o produto utilizado na nova pavimentação asfáltica das estradas rurais foi sintetizado em um laboratório. “Nós estamos fazendo todos os testes para ampliar o projeto nas estradas rurais. É um sistema viável, ecológico, com custos menores e de qualidade que dá continuidade ao processo de modernização da nossa cidade”.
Todavia, esta não é a primeira vez que uma autoridade se interessa pelo projeto. O deputado federal Ricardo Barros (PP) também veio a Guarapuava. Atraído pelo projeto, o parlamentar foi até o local onde está o trecho experimental. Ele disse que uma vez concluído o teste, o modelo poderá servir como exemplo para o País.
Leia outras notícias no Portal RSN.