22/08/2023
Cotidiano Paraná

Morre Rosy de Sá, primeira mulher com registro de jornalista no Paraná

Aos 95 anos, Rosy de Sá Cardoso, pioneira na comunicação do Estado, morreu na madrugada desta quinta (3) em um hospital de Curitiba

rosy-2

Rosy de Sá Cardoso morreu nesta quinta (3) (Foto: Reprodução/RPC)

A jornalista Rosy de Sá Cardoso, primeira mulher a ter registro profissional de jornalista no Paraná, morreu na madrugada desta quinta (3), aos 95 anos. Conforme a nota da Prefeitura de Curitiba, ela estava internada no Hospital da Cruz Vermelha e morreu por falência múltipla dos órgãos em função da idade avançada.

Pioneira na comunicação do Estado, a jornalista nasceu em 19 de dezembro de 1926, em Curitiba. Dessa forma, trabalhou nas redações dos jornais O Dia, Estado do Paraná e da Gazeta do Povo, onde atuou por 40 anos.

Além disso, a comunicadora iniciou a carreira como cantora, interpretando boleros na Rádio Guairacá. De acordo com registros da Gazeta do Povo, teve calo nas cordas vocais, o que a fez migrar para o jornalismo, onde traçou uma trajetória marcante. Por fim, até o início da tarde desta quinta, as informações sobre velório e sepultamento não haviam sido divulgadas.

(*Com informações do Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.