Um produtor de Prudentópolis recebeu um selo que atesta a qualidade do mel orgânico produzido pela empresa. Assim sendo, a certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) premia as empresas que promovem a agricultura familiar e as boas práticas sustentáveis. Este é o caso da empresa Entreposto Colmeia Real, que recebeu pela produção primária animal (colmeias de abelhas). Incluindo também o processamento de produtos de origem animal (mel, cera de abelha e extrato de própolis).
O proprietário da empresa, Celso Luiz Grande, comemorou a certificação pois é um diferencial do produto. Conforme ele, a produção anual gira em torno de 5 a 10 mil quilos. “As pessoas têm buscado mais alimentos saudáveis e a certificação é um diferencial que atesta a qualidade e procedência dos produtos”.
Já de acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, o Paraná se destaca ao oferecer a certificação de orgânicos por meio de uma empresa pública. “O Tecpar faz parte deste processo, cumprindo um importante papel no desenvolvimento da economia local, ao contribuir para que a certificação de orgânicos seja um grande diferencial para produtores, com base na produção sustentável”.
Por isso, o Tecpar é a instituição certificadora do Paraná Mais Orgânico, um programa do Governo do Estado que orienta agricultores familiares interessados em produzir alimentos orgânicos. Portanto, os produtores são certificados se já seguem as técnicas de manejo desta modalidade de produção.
Leia outras notícias no Portal RSN.