Estão bem avançadas as conversas para que o grupo israelita Albert Einstein gerencie os atendimentos do Cancer Center em Guarapuava. Hoje essa responsabilidade cabe ao Hospital Erasto Gaertner.
De acordo com o prefeito Celso Góes (Cidadania) a fase agora é de detalhamento da parceria com o Hospital São Vicente. “Estivemos em Curitiba hoje (8) para fazer o anúncio ao governador Ratinho Junior”. Conforme o prefeito, ele estava acompanhado pelo presidente do Conselho Gestor do Cancer Center, Odacir Antonelli; e deputados Ademar Traiano e Artagão Junior.
O Hospital Israelita foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, um dos melhores hospitais do mundo pela revista americana Newsweek. Em pesquisa feita em 25 países, trata-se do único da América Latina mencionado entre os 50 primeiros nesse ranking.
HOSPITAL REGIONAL PREOCUPA
Entretanto, apesar desse avanço na saúde de Guarapuava, há uma grande preocupação. Celso Góes pediu ao governador uma solução para o Hospital Regional. Com sede no bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, a gestão do HR também aguardava uma resposta do Albert Einstein. Conforme Celso Góes, todavia, a proposta não foi aceita.
Embora o contrato com o Erasto tenha acabado em 31 de dezembro de 2021, houve o prolongamento do prazo por causa da pandemia da covid-19. “Agora fomos cobrar uma solução por parte do governador. A nossa preocupação é o pós-covid. Não podemos perder essa estrutura”. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o objetivo desde a criação do HR, é após a pandemia atuar como referência para Urgência e Emergência. O perfil será direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica. Dessa maneira, cerca de 500 mil habitantes de 20 municípios da Região continuaram sendo atendidos pelo hospital.
Leia outras notícias no Portal RSN.