Uma parceria entre a Agrolly, Centro Universitário Campo Real e a Secretaria de Agricultura de Guarapuava, envolve cerca de 200 alunos de agronomia. Professores também participam. E para o início do ano letivo, nessa terça (15) uma mesa redonda promovida pela Agrolly, levou o secretário Itacir Vezzaro até a Campo Real.
De acordo com a ‘startup’, o bate-papo com os alunos contou também com a professora do curso de Engenharia de Software Isabelle Cordova Gomes. O representante da Agrolly em Guarapuava Luiz Henrique Franciosi, também compôs o debate. Ele cursa Agronomia na Campo Real.
Conforme a pauta, o tema tratado falou sobre a importância da tecnologia chegar até o agricultor familiar. De acordo com pesquisa, os pequenos agricultores hoje são responsáveis por 90% das frutíferas. Além dos 75% das hortaliças produzidas no Paraná. Entretanto, segundo a Agrolly, com muito menos acesso à tecnologia e informações necessárias para minimizar os efeitos das mudanças climáticas em comparação aos grandes produtores do estado.
Promover o acesso à tecnologia para estes agricultores é fundamental. Não só garantir o aumento da produtividade na Região. Mas também para proteger o abastecimento de alimentos hoje e no futuro da comunidade.
Por isso, durante a conversa ficou clara a importância da Agrolly nesse processo. Conforme disse Franciosi, o aplicativo criado pela ‘startup’ tenta contribuir com o produtor por ter diversas funcionalidades. “Mas principalmente por se tratar de uma possibilidade dos alunos prestarem serviços gratuitamente. Seja presencial ou de forma remota aos pequenos agricultores por meio da plataforma de serviços”.
Nessa ferramenta é possível fazer consultas remotamente. Assim como o registro de atendimento, envio de reporte. E tudo sem custo para o agricultor. “A Agrolly vem promovendo palestras para conscientizar os estudantes sobre importância de ajudar os pequenos agricultores com o conhecimento adquirido na universidade”.
De acordo com a empresa, a parceria com a Campo Real e com a Secretaria de Agricultura nasceu em 2020. “Há mais de um ano estamos trazendo tecnologia para o campo em Guarapuava e Região”.
Leia outras notícias no Portal RSN.