22/08/2023
Cotidiano

Último dia para regularizar o título movimenta Cartório Eleitoral

imagem-25096

Quem não compareceu para votar ou justificar seu voto nas últimas três eleições teve até quinta-feira, 14, para regularizar sua situação com o Tribunal Superior de Justiça (TSE). Quem não procurou o Cartório Eleitoral terá o título de eleitor cancelado. Nas 43° e 44° Zonas Eleitorais, sob a jurisdição do Fórum Eleitoral de Guarapuava, mais de 800 títulos podem ser cancelados.

E esse prazo final movimentou o Cartório Eleitoral de Guarapuava. O operador de Central, Carlos Chagas, relatou que em menos de meia hora já tinha feito 20 atendimentos. “Sempre tem atendimento, mas quando chega nos dias de prazos finais, o atendimento aumenta bastante”, diz Carlos.

Apesar de ser rápido para regularizar o título eleitoral, Leomar Leotici que poderia ter seu título cancelado, reconhece: “É um transtorno para quem deixa para a última hora”. Ana Paula Amaral diz que as vezes se ocupa com tanta coisa no dia, que quando chega no limite é obrigado a regularizar. “É a fama do brasileiro deixar tudo para última hora”, lembra Ana Paula Amaral que também estava regularizando a sua situação perante o Tribunal regional Eleitoral (TRE).
João Ricardo Americano, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, lembra que existe uma multa no valor de R$ 10,53 para quem deixou de votar e de justificar a falta nos três últimos pleitos. João ainda lembra que o eleitor que perdeu o prazo desta quinta-feira terá que esperar até maio para regularizar o título. “Em maio além de pagar multa, o eleitor vai ter que fazer uma atualização do cadastro para sair da situação de cancelado para regular”, menciona João.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.