22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Guarapuava tem tudo para se tornar o principal hub do país, diz CEO

'Vale do Genoma' atrai parcerias. Nesta quarta foi a vez do Governo Britânico e do CEO de aceleradora de startups, a Bluefields

cilla tech1

Vale do Genoma e CTP surpreendem visitantes (Foto: Krishna Lorenzo/CTP)

Atraídos pela proposta do ‘Vale do Genoma’, representantes do Governo Britânico ‘mergulharam’ na experiência em Guarapuava. Junto com a equipe liderada pela gerente de Desenvolvimento de Negócios do Setor de Saúde e Ciências da Vida, Juliane Caires, também aqui esteve o fundador e CEO da aceleradora de startups Bluefields, Paulo Humaitá. Embora ambos já tenham parceria com o Cilla Tech Park e com o Vale do Genoma, esta foi a primeira vez que eles estiveram na cidade. E o que conheceram, conforme Juliane e Paulo, surpreendeu.

Guarapuava tem tudo para se tornar o principal hub do país e um dos principais do mundo. Isso na área de saúde preventiva, na agropecuária e afins.

Focada principalmente em tecnologias bio digitais de diferentes mercados, a Bluefields possui 210 startups aceleradas. Entre as quais algumas do Vale do Genoma. Se trata do programa de validação Sparks, direcionado para empreendedores em fase de início. Conforme Paulo Humaitá, nessa parceria com o CTP, participaram pesquisadores e potenciais empreendedores de Guarapuava e Região. “Aceleramos a primeira startup da Região”.

Visitantes em reunião no CTP (Foto: Krishna Lorenzo/CTP)

Juliane Caires trabalha no Consulado Britânico em São Paulo, mas responde ao Comércio Internacional do Reino Unido. De acordo com a gerente, a missão virtual com o CTP e Vale do Genoma, ocorreu na UK Health Care. Ou seja, evento que buscou posicionar a Fundação Araucária, do Governo do Paraná, como parceira estratégica do Reino Unido na área de saúde e tecnologia. Conforme Juliane, a intenção com o Vale do Genoma são trocas comerciais e institucionais na área de genômica, terapias avançadas, de tratamentos. Assim como terapias genéticas. “É uma área que temos bastante expertise e que nos interessa muito aprender com o que está sendo feito aqui”.

UM DOS PRINCIPAIS DO MUNDO

E é a partir desse know-how que tanto o Reino Unido quanto a Bluefields falam com propriedade sobre o que presenciaram em Guarapuava. “Esta é primeira visita presencial que faço ao Cilla Tech Park e ao Vale do Genoma. Me surpreendi com tudo e vejo que a cidade possui um capital intelectual incrível”. De acordo com Paulo Humaitá, há um diferencial verticalizado na área da genômica. “Guarapuava tem tudo para se tornar o principal hub do país e um dos principais do mundo. Isso na área de saúde preventiva, na agropecuária e afins”.

A representante do Governo Britânico, disse que ficou surpresa com a estrutura aqui existente. “O nosso principal projeto é o soft land, uma proposta de saúde digital para empresas. E essa visita é fruto da missão com a Fundação Araucária”. Conforme Juliane, o Reino Unido possui hoje um mapeamento com mais de 260 empresas nesse setor, pronta para exportar. Elas já acabaram com o sistema de saúde pública britânico, que é o NHS. Então temos apresentado a proposta do Vale do Genoma à essas empresas. Além de buscar entender o que o vale do Genoma precisa para fazer as conexões corretas, que é o propósito do nosso trabalho”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo