22/08/2023


Cotidiano Saúde

Polícia Militar orienta sobre casos de engasgamento de bebês

Qualquer pessoa pode fazer a Manobra de Heimlich em caso de engasgamento, basta seguir corretamente as orientações. Veja no vídeo da matéria

cc_0

Policiais salvam vida de criança e PM orienta sobre como agir em caso de engasgamento (Foto: Polícia Militar do Paraná)

Salvamentos feitos por policiais militares servem de alerta para pais e responsáveis sobre o que fazer quando uma criança se engasgar. De acordo com o comandante do 22º BPM, tenente-coronel Itacir Antonio Alves Pereira, apesar de essa não ser uma atividade fim dos policiais, os treinamentos de policiamento comunitário contribuem para que eles possam ajudar em um momento como este.

O mais importante para o policial é ter tranquilidade e poder repassá-la à pessoa que pediu socorro. Além disso, executar as manobras para salvamento com calma e eficiência.

O tenente-coronel recomenda que, caso o cidadão presencie alguma situação como essa, o principal a se fazer é manter a calma. E, desta forma, entrar em contato com os profissionais que possam ajudar, seja na PM (190), Siate (193) ou Samu (192). “Ainda por telefone, o cidadão pode ser orientado sobre quais ações tomar até a chegada do socorro, de acordo com a gravidade de cada caso”.

MANOBRA HEIMLICH

Na Manobra de Heimlich, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso dos pulmões. Assim, qualquer pessoa pode fazer a manobra, basta seguir corretamente as orientações.

Por fim, veja no vídeo a seguir, a forma correta do procedimento:

https://www.youtube.com/watch?v=rGf3-IjW7KI

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo